Logística inbound e outbound: entendendo as diferenças
Logística inbound e outbound: entendendo as diferenças
Logística inbound
Logística inbound
Alguns exemplos das principais demandas de logística inbound:- Gestão dos fornecedores para fabricação dos produtos da empresa;- Movimentação e organização desses produtos entre os setores;- Armazenamento e estoque das mercadorias;- Gestão das embalagens;- Aquisição do maquinário adequado.
Logística outbound
Logística outbound
O outbound começa quando a logística inbound termina, alguns exemplos destes processos:- Distribuição e movimentação de cargas;- Contratação de transportadoras;- Embalagem e endereçamento das mercadorias;- Documentos de transporte e notas fiscais;- Transferência de produtos;- Roteirização e planejamento de rotas.
Foco na direção
Foco na direção
A logística inbound gerencia os materiais recebidos, enquanto a logística outbound cuida dos produtos enviados.
Controle de inventário
Controle de inventário
A logística inbound otimiza os níveis de estoque para produção. Por outro lado, a logística outbound garante a entrega aos clientes de forma segura e eficiente.
Ênfase no transporte
Ênfase no transporte
A logística inbound concentra-se em relacionamento com fornecedores e eficiência no transporte. A logística outbound prioriza a satisfação do cliente por meio de entregas pontuais e sem avarias.
Estratégias de armazenamento
Estratégias de armazenamento
A logística inbound coordena o armazenamento de matérias-primas. A logística outbound organiza o armazenamento de produtos finalizados, ou seja, que já estão prontos para comercialização.
Considerações
de custo
Considerações
de custo
A logística inbound impacta os custos de produção, enquanto a logística outbound afeta as despesas de distribuição.
Processamento de pedidos
Processamento de pedidos
A logística inbound gerencia pedidos de fornecedores, como matérias primas e insumos para produção. A logística outbound atende aos pedidos dos clientes, compras online ou delivery.
Integração tecnológica
Integração tecnológica
A logística inbound utiliza tecnologia para comunicação com fornecedores, como ERP e softwares de gerenciamento de estoque. A logística outbound aproveita a tecnologia para rastreamento de pedidos e otimização de entrega, usando sistemas de rastreio de encomendas.
Experiência
do cliente
Experiência
do cliente
A logística inbound impacta indiretamente a experiência do cliente, já que este é um processo mais internalizado. Enquanto a logística outbound influencia diretamente a satisfação do cliente, já que afeta o recebimento e entrega de suas compras.
Importância estratégica
Importância estratégica
A logística inbound é vital para a continuidade da produção, enquanto a logística outbound é crucial para a competitividade no mercado.
Como medir resultados na logística?
Como medir resultados na logística?
As KPIs, Key Performance Indicator em inglês, traduzindo Indicador-chave de Desempenho, são necessários na logística inbound e outbound. KPIs mostram o desempenho, tanto positivo quanto negativo, na gestão dos processos logísticos.
Quer entregar uma experiência positiva para seu cliente?
Quer entregar uma experiência positiva para seu cliente?
Aplicar corretamente os conceitos de logística inbound e outbound em sua empresa se torna cada dia mais essencial para se conquistar uma logística de sucesso.