Logística inbound e outbound: entendendo as diferenças

Logística inbound

Alguns exemplos das principais demandas de logística inbound: - Gestão dos fornecedores para fabricação dos produtos da empresa; - Movimentação e organização desses produtos entre os setores; - Armazenamento e estoque das mercadorias; - Gestão das embalagens; - Aquisição do maquinário adequado.

Logística outbound

O outbound começa quando a logística inbound termina, alguns exemplos destes processos: - Distribuição e movimentação de cargas; - Contratação de transportadoras; - Embalagem e endereçamento das mercadorias; - Documentos de transporte e notas fiscais; - Transferência de produtos; - Roteirização e planejamento de rotas.

Foco na direção

A logística inbound gerencia os materiais recebidos, enquanto a logística outbound cuida dos produtos enviados.

Controle de inventário

A logística inbound otimiza os níveis de estoque para produção. Por outro lado, a logística outbound garante a entrega aos clientes de forma segura e eficiente.

Ênfase no transporte

A logística inbound concentra-se em relacionamento com fornecedores e eficiência no transporte. A logística outbound prioriza a satisfação do cliente por meio de entregas pontuais e sem avarias.

Estratégias de armazenamento

A logística inbound coordena o armazenamento de matérias-primas. A logística outbound organiza o armazenamento de produtos finalizados, ou seja, que já estão prontos para comercialização.

Considerações  de custo

A logística inbound impacta os custos de produção, enquanto a logística outbound afeta as despesas de distribuição.

Processamento de pedidos

A logística inbound gerencia pedidos de fornecedores, como matérias primas e insumos para produção. A logística outbound atende aos pedidos dos clientes, compras online ou delivery.

Integração tecnológica

A logística inbound utiliza tecnologia para comunicação com fornecedores, como ERP e softwares de gerenciamento de estoque. A logística outbound aproveita a tecnologia para rastreamento de pedidos e otimização de entrega, usando sistemas de rastreio de encomendas.

Experiência  do cliente

A logística inbound impacta indiretamente a experiência do cliente, já que este é um processo mais internalizado. Enquanto a logística outbound influencia diretamente a satisfação do cliente, já que afeta o recebimento e entrega de suas compras.

Importância estratégica

A logística inbound é vital para a continuidade da produção, enquanto a logística outbound é crucial para a competitividade no mercado.

Como medir resultados na logística?

As KPIs, Key Performance Indicator em inglês, traduzindo Indicador-chave de Desempenho, são necessários na logística inbound e outbound. KPIs mostram o desempenho, tanto positivo quanto negativo, na gestão dos processos logísticos.

Quer entregar uma experiência positiva para seu cliente?

Aplicar corretamente os conceitos de logística inbound e outbound em sua empresa se torna cada dia mais essencial para se conquistar uma logística de sucesso.