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Cultura Empresarial: Como ter um ambiente de trabalho mais saudável

A cultura empresarial de uma empresa, também chamada de cultura organizacional, é o conceito que define a forma com que a organização conduz seus negócios e em como trata seus colaboradores, clientes e parceiros. Envolvendo práticas, políticas e comportamentos que são reflexo da cultura.

A cultura de uma empresa é um diferencial importante na hora de atrair novos funcionários e clientes, uma cultura corporativa forte é marcada por uma visão clara dos objetivos e princípios que o negócio defende. 

No geral, a cultura corporativa engloba a narrativa que a empresa decide apresentar ao mundo e que guia seus princípios e ações. Também representa os costumes e procedimentos diários do ambiente de trabalho e os grupos de pessoas que trabalham para a organização.

Continue neste artigo do Blog do Trecho para entender sobre cultura empresarial, quais são os tipos que sua empresa pode adotar e por que é essencial criar uma cultura forte.

Os 4 tipos de cultura empresarial

A princípio, os tipos de cultura organizacional foram elaboradas pelo especialista em behaviorismo Charles Handy, continue para entender cada um.

Tipos de Cultura Organizacional

1. Cultura do poder

As características da cultura organizacional de poder são baseadas na liderança de uma pessoa. Ou seja, existe uma centralização do poder nesta única pessoa, geralmente o diretor, gerente ou responsável pelo negócio, como o CEO ou presidente. 

A cultura do poder busca favorecer a competitividade entre os colaboradores. Por isso, é um tipo de cultura que recompensa os indivíduos, ao invés do coletivo. Pode aumentar a qualidade dos serviços, conhecimento da empresa e mais, porém, grandes chances de criar competitividade, o que pode favorecer ou não a empresa.

A grande desvantagem desta cultura e valores organizacionais é a alta chance de conflitos internos ou até mesmo a falta de profissionalismo no ambiente de trabalho.

2. Cultura de papéis

A cultura de papéis tem como objetivo melhorar o desempenho dos colaboradores. A principal ideia é ter um processo bem estruturado para que os funcionários o sigam. 

Este tipo de cultura organizacional busca definir claramente qual a função de cada colaborador. Se por um lado o planejamento é interessante, por outro, pode gerar um cenário com pouca abertura para a inovação.

Optando por essa cultura como principal na empresa, é preciso estimular a comunicação interna e o desenvolvimento do time na empresa.

3. Cultura de tarefas

A cultura de tarefas começa pela definição de um problema para, então, dirigir os esforços necessários para sua solução. É uma gestão cultural com uma concepção na resolução de problemas.

A criatividade é o maior diferencial da cultura de tarefas, o foco continua no resultado da empresa, mas a liberdade e a mentalidade para solucionar problemas permitem que os funcionários estejam preparados e mais dispostos a executar suas atividades.

É uma forma de gestão que valoriza a contribuição de ideias com uma abordagem na colaboração e cooperação entre as equipes. 

A cultura de tarefas alinha os comportamentos, processos e decisões para obter soluções mais rápidas, mas é necessário ter cuidado nas tomadas de decisões, para não prejudicar o crescimento da empresa de algum modo.

4. Cultura de pessoas

A valorização dos colaboradores é um dos principais elementos da cultura organizacional de pessoas. Uma empresa que adota esta cultura compreende que os funcionários e toda a equipe são a chave para o sucesso.

As características da cultura organizacional estão bastante presentes em empresas jovens, como startups, que favorecem bastante a soft skill de autogerenciamento. Possibilita a integração entre diferentes times, além da motivação organizacional para que os colaboradores se vejam crescendo na empresa.

Cada um desses tipos de cultura organizacional tem seus pontos fortes e fracos, e muitas empresas podem apresentar uma combinação desses elementos em sua abordagem. A Cultura Empresarial ideal é a junção das 4 características citadas acima, o que leva a muito trabalho e dedicação para implementar

Por que devo me preocupar com a cultura empresarial?

A criação de uma cultura da empresa adequada traz muitos benefícios para a empresa e desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer negócio.

Em se tratando do setor de transporte, é um ponto que precisa de uma atenção especial porque uma parcela significativa da equipe atua externamente.

O TRC tem um papel fundamental no mercado de modo geral. Para empresas que realizam suas entregas com frota própria, é a etapa em que a entrega dos pedidos será concluída. O estado em que as mercadorias chegam, a pontualidade e a abordagem dos entregadores irão contribuir para a satisfação ou a insatisfação dos clientes.

E se tratando de transportadoras, a qualidade do serviço vai determinar a continuidade de contratos com os clientes. Afinal, o impacto da qualidade das entregas é relevante, então, é natural que os embarcadores optem por transportadores que realizam um serviço de excelência.

Além disso, garante que todos na empresa compartilhem e trabalhem em direção aos mesmos valores e objetivos. Isso cria um propósito, facilitando a tomada de decisões e alinhando as ações de todos com a missão e visão da empresa. 

Confira mais alguns benefícios:

Colaboradores mais engajados

Quando o ambiente da empresa colabora para que o profissional execute bem o seu trabalho, há um aumento na motivação e no engajamento. Isso leva a uma maior produtividade, os colaboradores sentem uma maior conexão e compromisso com a empresa, resultando em um desempenho mais eficiente.

Além disso, o profissional satisfeito se torna um divulgador da marca, ajudando no fortalecimento de imagem e no posicionamento no mercado.

Melhora na comunicação

É importante que a empresa possua um guia de comunicação, quando cada colaborador fala de um jeito e passa uma informação diferente daquela que outra pessoa da mesma empresa já havia fornecido, são gerados ruídos que culminam na falta de confiabilidade.

Uma cultura organizacional clara melhora a comunicação dentro e fora da empresa, estabelecendo normas para uma comunicação eficaz e aberta, promovendo a transparência e a colaboração entre equipes. Isso facilita a resolução de problemas.

Reconhecimento no mercado

Antes de se fortalecer para o mercado, a empresa deve estar com uma imagem consistente para os funcionários. É essencial que a cultura empresarial seja bem estruturada e aplicada, para que seus benefícios cheguem aos colaboradores, que são porta-voz da empresa.

Colaboradores que conhecem a missão, visão e os valores da empresa e aplicam em suas ações, é uma consequência positiva de estar fazendo a implantação correta da cultura e fortalecendo a imagem da empresa.

O valor de uma boa cultura traz resultados para todos os setores, desde o anúncio da vaga até seu posicionamento no mercado. 

Como implementar a cultura empresarial

O primeiro passo é reunir a liderança da empresa, entender as dores dos colaboradores e o que eles gostam na empresa. Mas, existem outros passos importantes:

  • Reúna representantes de cada setor
  • Repensem valores e objetivos da empresa para que todos estejam cientes
  • Passe por todos os elementos da cultura da empresa, como: valores, missão, comunicação, normas, princípiose objetivos
  • Coloque no papel as informações sobre cada contexto da empresa para facilitar a tomada de decisão.
  • Compartilhe as bases da cultura empresarial: a cultura organizacional diariamente precisa estar acessível para qualquer pessoa

A comunicação interna eficaz é essencial para reforçar a identidade corporativa, promover um ambiente saudável e fazer sua empresa crescer!

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