Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking | Acesso ao Target TMPay

Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Construa sua política de gestão de multas

Construa sua política de gestão de multas

Toda empresa de transporte de carga tem problemas que podem ser evitados com a gestão de multas. E você não pode deixar de monitorar esses gastos pra não acabar perdendo o acompanhamento do quanto sua empresa gasta com multas, certo?

Esse monitoramento é indispensável, principalmente pra você não perder a janela de indicação do condutor infrator.

Além disso, você consegue fortalecer seu processo que pode ser tomado como referência no mercado TRC (Transporte Rodoviário de Cargas)!

Para saber como isso é possível, precisamos entender um pouco melhor sobre a gestão de multas. Vem com a gente.

Entenda o que é gestão de multas

Uma gestão de multas eficiente é responsável pelo monitoramento, acompanhamento, reação e prevenção à geração de multas da sua frota própria.

E você consegue alcançar isso com acompanhamento de perto da rotina dos seus caminhoneiros, suas dificuldades, reclamações, entender como a rotina de trabalho deles pode melhorar e, claro, você precisa ter um bom relacionamento com eles! Isso porque um monitoramento bem feito não leva em consideração apenas a questão objetiva do trabalho em si, mas também os aspectos pessoais da sua equipe que interferem diretamente na produtividade dela.

Com uma planilha simples já é possível fazer esse acompanhamento. Tenha anotado as informações dos veículos, motoristas, CNHs e rotas executadas. Sempre que receber uma notificação de multa, faça a inclusão nesta planilha para mantê-la atualizada. Anote e execute também pontos de melhoria que podem ser implementados para tornar o trabalho mais eficiente e leve.

Essa ação simples não só te ajuda a agir preventivamente na implantação das mudanças necessárias, mas também ajuda a reduzir custos com combustível e manutenção. 

Assim você diminui a incidência de multas sobre sua equipe porque consegue garantir mais de perto o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro e suas atualizações.

Agora que você entendeu como melhorar sua gestão, vamos ver a importância de colocar isso em prática.

Por que devo fazer a gestão de multas na minha empresa?

Grandes empresas e transportadoras estão cada vez mais expostas por conta da quantidade de veículos e motoristas que possuem na estrada, e sabemos que implementar um processo novo pode ser desafiador.

Pensa o seguinte: quanto maior o tamanho da sua frota, seja ela própria ou terceirizada, maior o risco que você corre. 

A gestão de multas diminui os riscos que seus condutores passam fora e permite que sua empresa fique menos exposta e tenha custos desnecessários.

E com processos eficazes você não tem apenas uma economia de recursos, mas também aumenta seu valor de mercado. Isso também ajuda a te posicionar como uma referência em processos, educação no trânsito e qualidade nos serviços prestados.

Para reforçar esses pontos é importante apostar em ações educativas. Implementar iniciativas de valorização da direção preventiva e estimular a conduta positiva no trânsito por parte da sua equipe de motoristas. 

Para isso é necessário o enfoque na transmissão de conhecimento, importância da atenção e precisão no trânsito, além da habilidade na direção e a capacidade de reagir com o que acontece no meio.

Agora vamos falar de um exemplo que faz parte do seu dia a dia? Como todos esses tópicos que explicamos podem afetar a sua empresa.

Por exemplo, as multas NIC (Não Indicação do Condutor)

Um dos pontos importantes de se fazer essa observação é poder identificar hábitos no comportamento dos seus motoristas. Como, por exemplo, uma tendência a cometer um certo tipo de infração, ou algum hábito nocivo de direção.

Uma das multas mais recorrentes no setor é a multa por Não Indicação do Condutor Infrator. Por lei, toda pessoa jurídica que possua um veículo em sua frota, caso receba alguma notificação de um agente de trânsito, deverá identificar o infrator responsável pela justiça. 

Esta medida foi implementada como uma forma de correção de comportamentos nocivos no trânsito por parte de alguns motoristas, que apenas com o pagamento da multa não seriam corrigidos. Dessa forma eles poderão ser penalizados em carteira.

Contudo, mesmo com o aumento para 60 dias no prazo de Indicação do Condutor Infrator na última atualização da CTB (Código de Trânsito Brasileiro), ainda é obrigação da empresa fazer esta indicação. Empresas que não fizerem também serão penalizadas.

Sem uma gestão de multas eficiente, com o acompanhamento próximo de sua equipe, sua empresa poderá facilmente perder de vista essa gestão de custos.

Como posso evitar multas?

Além de implementar sua gestão de multas e agir preventivamente caso observe algum padrão comportamental, existem outros pontos de atenção nesse processo.

  • Acompanhe sua frota como um todo, inclusive as manutenções necessárias do veículo
  • Mantenha os documentos organizados e se planeje para implementar o novo DT-e
  • Implemente recompensas para bons condutores, seguindo o exemplo do novo Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC)
  • Execute ações de conscientização e treinamento para redução de multas, custos, aumentar a segurança de todos, especialmente com a prevenção de acidentes na estrada

Logo, sua empresa só terá benefícios no curto, médio e longo prazo.O ponto positivo de implementar uma gestão de multas eficiente é que empresas de diversos estados brasileiros já podem contar com o Target Bank como parceiro confiável na sua jornada. Para saber como implementar essa estratégia de maneira inteligente, clique aqui para falar com um de nossos especialistas.

Quais as multas mais comuns em veículos de carga?

De acordo com os dados do Denatran, as infrações mais recorrentes, são:

  • Estacionamento em local proibido;
  • Excesso de velocidade;
  • Falta de uso de cinto de segurança;
  • Ultrapassagem irregular. 

Algumas dessas multas são de responsabilidade da empresa, enquanto outras são de responsabilidade do funcionário que está ao volante. 

Por isso, é necessário implementar estratégias eficientes de gestão de multas, incluindo o controle constante das infrações cometidas e a conscientização dos funcionários para a importância do cumprimento das leis de trânsito.

Um dos benefícios da gestão de multas é a possibilidade de identificar e corrigir as causas das infrações, evitando que se repitam.

Como a gestão de multas traz economia para frotas?

A gestão de multas pode trazer economia para frotas de várias maneiras, uma análise eficaz das multas pode ajudar a reduzir o número de infrações cometidas pela frota, resultando em menos multas a serem pagas.

Muitas vezes, multas não pagas ou uma alta incidência de infrações podem resultar em aumentos nos prêmios de seguro da frota. Uma gestão eficaz pode ajudar a evitar esses aumentos, mantendo os custos de seguro sob controle.

Além disso, um sistema de gestão de multas pode contribuir para identificar padrões de comportamento dos motoristas que levam a infrações recorrentes. Ao abordar esses problemas, as empresas podem melhorar a segurança e a eficiência operacional da frota, reduzindo o risco de multas no futuro e com isso, custos.

Uma boa gestão ajuda as empresas a economizarem dinheiro, evitando multas e seus efeitos colaterais, ao mesmo tempo, em que melhora a eficiência operacional e a reputação da frota.

Quer continuar recebendo dicas e informações sobre o setor? Acesse o Blog do Trecho!

Rapidinhas do Target Bank

Benefícios da telemetria

A telemetria permite o monitoramento em tempo real da localização, velocidade e comportamento dos veículos, permitindo que se identifique e corrija problemas antes que eles resultem em multas. 

E ainda pode ajudar a identificar condições de trânsito perigosas e alertar os motoristas para evitar acidentes. 

O que diz a lei sobre multas de trânsito para frotas?

A lei de trânsito brasileira estabelece que o proprietário do veículo é o responsável pelo pagamento das multas aplicadas à sua frota. 

No entanto, em algumas situações a multa pode ser transferida para o condutor. Isso ocorre quando a infração é considerada gravíssima, como dirigir sob efeito de álcool ou drogas, ou ainda, ultrapassar o limite de velocidade em mais de 50% da máxima permitida na via.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Roubo de cargas e segurança nas estradas
Target Log
Target Bank

Roubo de cargas e segurança nas estradas

A preocupação com roubos de carga, infelizmente, é uma realidade para o transporte rodoviário de cargas. Por isso, é necessário que motoristas e gestores estejam preparados para lidar com essa difícil situação. 

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

SAC Rede Credenciada
Target TMPay

(21) 3995-3495
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter