Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking | Acesso ao Target TMPay

Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Janeiro Branco: Cuidar da saúde mental dos motoristas é fundamental nas estradas

Janeiro Branco: Cuidar da saúde mental dos motoristas é fundamental nas estradas

O Janeiro Branco é um movimento social, que busca promover a saúde mental como uma cultura, composto por ações que buscam conscientizar. O Janeiro Branco mostra que prevenir doenças mentais é tão importante quanto remediar depois que diagnosticadas. 

O projeto teve início no Brasil em 2014, pelo Instituto Janeiro Branco. Foi escolhido o primeiro mês do ano para que as pessoas incluam como meta o cuidado com a saúde mental.

A saúde mental é fundamental em todos os formatos de trabalho, mas merece atenção de quem passa maior tempo no trânsito. Se você é gestor de frota ou motorista, é necessário analisar como a saúde emocional impacta não apenas na vida pessoal, mas também na segurança e desempenho dos caminhoneiros nas estradas

Pesquisas feitas pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) revelam que questões relacionadas à saúde física e mental são responsáveis pela maior parte dos acidentes nas rodovias do Brasil.

Apesar do movimento se chamar Janeiro Branco, cuidar da saúde mental é uma tarefa para o ano inteiro, dentro e fora das estradas. Vamos te dar algumas informações sobre o assunto, continue neste artigo.

Por que falar sobre o Janeiro Branco na empresa?

Funcionários saudáveis mental e emocionalmente são mais produtivos, engajados e propensos a se envolver positivamente com a equipe. Além de ter mais facilidade para reagir rapidamente em situações de emergência. 

Quem passa a maior parte do tempo nas estradas, enfrenta alguns fatores que colaboram para o estresse, como: pressão para a realização da coleta ou entregas das mercadorias, violência nas estradas, riscos de acidentes, distância dos familiares, solidão.

A saúde mental e emocional pode afetar a capacidade de tomar decisões, dificulta o convívio em equipe, para caminhoneiros pode ser ainda mais grave, confira alguns sintomas.

  • Mudança de comportamento;
  • Tristeza, apatia ou dificuldade de interagir em equipe;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Tensão fora do normal;
  • Tremores nas mãos;
  • Dificuldades com a concentração;
  • Cansaço excessivo.

Estar atento à saúde mental dos motoristas deve ser mais um ponto obrigatório na lista de tarefas do gestor de frota. Afinal, é preciso cuidar da segurança da equipe e pensar na proteção e eficiência operacional da frota como um todo. 

Assim como os funcionários devem se preservar e entender que cuidar de si mesmo é essencial para que a profissão seja desenvolvida. Um motorista doente, seja fisicamente ou mentalmente, não está em suas melhores condições e além dos riscos que causa para si mesmo, pode causar riscos a todos que estão no trânsito, já que o comportamento influencia diretamente na direção.

Investir na saúde mental é uma estratégia para os gestores de frotas, contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro, aumenta a satisfação dos colaboradores e ainda promove uma operação mais eficiente e confiável.

Ações para promover a saúde mental na gestão

É possível fugir do estresse na estrada e melhorar a saúde com atitudes e mudanças na gestão, confira nossas dicas.

1- Treinamentos especializados no assunto

Compartilhe informações sobre o Janeiro Branco, explicando a importância e como ele se relaciona com o ambiente de trabalho. 

Promova palestras, workshops ou webinars conduzidos por profissionais da área, abrindo espaço para esclarecer dúvidas sobre saúde mental, abordar os sintomas e quebrar tabus que possam surgir em relação ao tratamento psicológico.

Disponibilize materiais informativos, como cartilhas e vídeos que possam ser visualizados pelo celular com facilidade, para os motoristas poderem se informar sobre o assunto.

Além disso, ofereça treinamentos para líderes e gestores sobre como lidar com questões de saúde mental no trabalho. 

A Gestão de Pessoas deve estimular a liderança participativa, que esteja atenta aos sinais de estresse e ansiedade entre os membros da equipe. 

2- Comunicação assertiva e acolhedora

É importante que os líderes tenham uma comunicação assertiva e acolhedora, para tornar o ambiente agradável, onde os motoristas se sintam confortáveis para falar sobre suas preocupações e problemas de saúde mental.

A proximidade abre um canal entre o gestor e o motorista, o que pode facilitar para que ele peça ajuda se algo não estiver bem. 

3- Programa de saúde mental

É necessário buscar ajuda em alguns casos, por isso, é importante ter parcerias com psicólogos, para oferecer sessões de psicoterapia e acompanhamento. As consultas podem ter subsídio da empresa, resultando em desconto para o motorista. Será um bom investimento para ambos. 

Muitas condições psicológicas também afetam ou são derivadas de problemas de saúde física. Uma medida eficiente é incentivar os colaboradores a fazerem exames completos. 

Muitas pessoas podem não se sentir à vontade para falar direto com os membros da organização ou RH. Por isso, durante este mês, disponibilize e comunique a presença de um especialista em saúde mental na empresa.

A empresa pode alcançar grandes resultados rapidamente colocando a saúde mental da equipe como prioridade.

Estas foram algumas dicas para aumentar a qualidade de vida e segurança de todos! Para continuar informado, acesse o Blog do Trecho.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Entenda a diferença da logística inbound e outbound
Target Log
Target Bank

Entenda a diferença da logística inbound e outbound

A logística inbound e outbound lidam com processos diferentes, mas são práticas complementares que estão conectadas e para ter resultados é preciso que haja integração entre todos os processos relacionados ao setor logístico da empresa.

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

SAC Rede Credenciada
Target TMPay

(21) 3995-3495
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter