Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking | Acesso ao Target TMPay

Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Maio Amarelo e os cuidados no transporte de cargas

Maio Amarelo e os cuidados no transporte de cargas - Target Bank

Maio Amarelo é um movimento de conscientização sobre a segurança no trânsito, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos mais seguros nas vias públicas. Um assunto importante para os envolvidos no transporte de cargas. 

Como surgiu o Maio Amarelo? 

O Tema do Maio Amarelo 2024 é “Paz no trânsito começa por você“, com o objetivo de conscientizar principalmente os pedestres e o transporte correto de crianças. Além de alertar sobre o risco do uso do celular durante os deslocamentos, uma prática que tira a atenção e pode provocar acidentes.

Será mesmo que todos carregam paz nas atitudes enquanto dirige, anda, pedala, pilota ou no transporte público?

A campanha trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, motocicletas ou bicicletas, e até aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. 

Um dos destaques do Maio Amarelo, este ano, é o lançamento da campanha “Criança Segura”, que fala sobre a importância da utilização dos equipamentos de segurança no transporte de crianças. Serão realizadas blitze educativas, principalmente em frente às unidades escolares, para conscientizar os pais e responsáveis.

Continue neste artigo do Blog do Trecho para se informar sobre a segurança nas

Como prevenir acidentes de trânsito durante o trajeto de entrega?  

Dados do Ministério da Saúde, que monitora as internações e as mortes no trânsito, mostram que, em 2022, 34 mil pessoas perderam a vida no país por acidentes de trânsito. Foram contabilizadas ainda 212 mil internações.

Os questionamentos sobre a segurança no transporte de carga devem fazer parte do cotidiano dos profissionais da área logística, dos caminhoneiros e de todos aqueles que estão na linha de frente e tem sua vida nas estradas. 

Separamos algumas dicas para um transporte mais seguro.

1- Manutenções preventivas 

O veículo deve estar em boas condições para que o transporte seja mais seguro, caminhões antigos, por exemplo, tendem a gerar riscos maiores. 

As falhas mecânicas também podem causar acidentes, atrasos e deixar o veículo fica mais vulnerável a tentativas de roubo de carga.  

Por isso, o controle de manutenção da frota deve ser uma das prioridades da gestão. Montar um calendário de manutenções, programando a revisão periódica dos caminhões.  

2- Treinamento para os motoristas 

Com o objetivo de sensibilizar os motoristas para assuntos importantes, como a saúde e segurança. Alguns treinamentos que devem ser priorizados, são:  

  • Direção defensiva; 
  • Primeiros socorros; 
  • Legislação de trânsito; 
  • Prevenção de acidentes; 
  • Transporte de cargas perigosas. 

Outro fato importante, é o caminhoneiro saber as cargas que está transportando e os cuidados que deve ter com cada uma na estrada, para evitar possíveis acidentes. 

3- Direção defensiva 

Considerando que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, direção defensiva é o ato de dirigir com cautela e responsabilidade.  

Sendo assim, o motorista deve conduzir de forma atenta para prevenir acidentes levando em conta condições adversas e atitudes externas. 

Ter cuidado na estrada pode ser uma coisa óbvia, mas nem sempre é. Faça disto parte da cultura da sua empresa para que todos zelem por ela, e pela vida. 

4- Mantenha uma distância segura 

Manter uma distância segura do veículo da frente é uma atitude que ajuda a evitar acidentes, ainda mais no caso dos caminhões. 

Para calcular essa distância segura, existe a regra clássica dos dois segundos, mas ela não deve ser sempre uma lei, já que diversos fatores podem influenciar o tempo de resposta do condutor e do próprio carro, como luminosidade, chuva, etc. 

5- Lei do descanso  

Os motoristas precisam ter, a cada dia de trabalho, pelo menos, 11 horas de descanso, sendo 8 horas delas contínuas, necessariamente. 

Dirigir cansado e dormir no volante pode causar acidentes graves, por isso, é uma regra que deve ser seguida durante o transporte de cargas. 

Todos somos responsáveis pelo Maio Amarelo, seja motorista, motociclista, ciclista ou pedestre.  

É necessário fazer mais que divulgar, dê o exemplo. Respeite a velocidade mínima imposta em cada via, as sinalizações e use a direção defensiva. A conscientização pode salvar vidas. 

Rapidinhas do Target Bank

Por que “Maio Amarelo”?

Maio porque foi o mês que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito em 2011, mas a primeira edição do movimento ocorreu em 2014. E amarelo porque a cor simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

O que é a Blitz educativa?

A blitz acontece em todo o país e possui o objetivo de alertar e instruir a população sobre a importância da segurança no trânsito, durante ações onde motociclistas e condutores recebem panfletos educativos enfatizando a necessidade da prevenção e são orientados a seguir as regras de trânsito e utilizar os equipamentos de segurança.

Durante a blitz, são abordados temas como: uso correto do cinto de segurança, dispositivos de retenção para crianças, respeito às leis de trânsito e a proibição de dirigir sob efeito de álcool. 

Continue acompanhando o Target Bank para se informar com artigos no Blog do Trecho e vídeos em nosso canal do YouTube.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Maio Amarelo e os cuidados no transporte de cargas - Target Bank
Target Log
Target Bank

Maio Amarelo e os cuidados no transporte de cargas

Maio Amarelo é um movimento de conscientização sobre a segurança no trânsito, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos mais seguros nas vias públicas. Um assunto importante para os envolvidos no transporte de cargas. 

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

SAC Rede Credenciada
Target TMPay

(21) 3995-3495
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter