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NPS: O que é e como pode ajudar o seu negócio?

NPS: O que é e como pode ajudar o seu negócio?

Se você trabalha com atendimento ao cliente, certamente já ouviu falar sobre NPS. Mas afinal, o que é NPS e como ele pode ajudar o seu negócio a crescer? Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre NPS e como utilizá-lo para melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelização. 

O que é NPS? 

NPS é a sigla para Net Promoter Score, ou seja, pontuação de promotores líquidos. Essa metodologia é uma forma de avaliar a satisfação do cliente e aumentar a probabilidade dele indicar a sua empresa para outras pessoas.  

Ele é calculado a partir de uma pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”. 

Por que fazer o NPS? 

O NPS é uma ferramenta poderosa que ajuda a identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, bem como a satisfação do cliente. Com base nas respostas dos clientes, pode-se tomar medidas para melhorar a qualidade dos seus produtos ou serviços, aprimorar a experiência, em última análise, aumentar a fidelidade dos clientes. 

Ações como essas podem ser decisivas para que sua transportadora não perca clientes para a concorrência, além de ajudar a compreender e solucionar os problemas de cada um. 

Como fazer? 

O primeiro passo é enviar uma pesquisa de pontuação aos seus clientes.  Em seguida, é solicitado ao que forneça uma breve explicação para sua resposta. Com base nas respostas, os clientes são categorizados em  

  • Detratores (1-6) 
  • Neutros (7-8)  
  • Promotores (9-10) 

Para calcular o NPS, subtraia o percentual de detratores do percentual de promotores. O resultado varia de -100 a 100, sendo que um dado positivo indica que a empresa tem mais promotores do que detratores. 

nps - net promoter score, como fazer

E depois? 

Após coletar as respostas e calcular o NPS, é hora de analisar os dados. É importante entender os motivos pelos quais os clientes deram as notas e quais áreas precisam de mais atenção. 

Com base nas informações coletadas, a empresa deve tomar medidas para melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelidade. Isso pode incluir aprimorar a qualidade do produto ou serviço, treinamento da equipe de atendimento e oferecer promoções ou descontos para clientes fiéis. 

Cross e upsell 

O NPS também é uma ótima oportunidade para identificar oportunidades de cross-sell e upsell. Se uma pessoa que avaliou for classificada como promotor, a empresa pode oferecer produtos ou serviços adicionais, por já ser alguém satisfeito com a marca. 

Agora, se um cliente for classificado como detrator, a empresa pode buscar informações para entender o que está acontecendo e oferecer soluções para resolver os problemas. O NPS é uma ferramenta poderosa para as empresas que desejam entender melhor a visão e lealdade dos consumidores.  

Para garantir que a sua pesquisa seja eficaz, é importante seguir algumas melhores práticas, como: 

  • Definir quantidade de feedbacks para coletar, mas evite um número muito grandes que possa tornar difícil a análise dos dados; 
  • Garantir que as perguntas estejam claras e objetivas, para que respondam de forma precisa e coerente; 
  • Incentivar a participação com mensagens personalizadas e convites claros, explicando a importância da pesquisa; 
  • Estabelecer um cronograma para coletar feedbacks regularmente, a fim de monitorar continuamente a satisfação do cliente; 
  • Fornecer feedbacks aos clientes que participaram da pesquisa, mostrando que a empresa está comprometida com a melhoria da experiência dele. 

Além disso, é importante lembrar que o NPS deve ser utilizado em conjunto com outras métricas, como o Customer Satisfaction Score (CSAT) e o Customer Effort Score (CES), para obter uma visão mais completa. 

Listamos algumas formas de como o NPS pode ajudar o seu negócio: 

  • Identificação de problemas: O NPS permite que as empresas identifiquem problemas específicos que seus clientes estão enfrentando. Por exemplo, se vários classificam a empresa como detratora, é possível identificar o motivo e tomar medidas para solucionar o problema. 
  • Melhoria contínua: O NPS fornece feedback para que a empresa faça melhorias contínuas, aprimore a qualidade do produto ou serviço e treine a equipe. 
  • Aumento da fidelidade: Ajuda a aumentar a fidelidade, pois as empresas podem tomar medidas para melhorar a experiência dos usuários com base nas respostas da pesquisa. Se os clientes sentem que a empresa está comprometida em fornecer um excelente atendimento, eles são mais propensos a se tornarem promotores. 
  • Diferenciação da concorrência: Ao se concentrar na satisfação, as empresas podem se destacar da concorrência. A maioria das pessoas preferem comprar de empresas que oferecem um excelente atendimento e um ótimo produto ou serviço, e o NPS pode ajudar a destacar essas áreas. 
  • Aumento do lucro: Por fim, pode aumentar o lucro, pois as empresas que têm mais promotores do que detratores tendem a ter mais clientes fiéis e, consequentemente, maiores vendas. 

O NPS é uma ferramenta para entender a necessidade do seu público, tomar medidas para expandir os negócios e destacar a sua empresa da concorrência, saiba mais sobre o assunto: 

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