Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking | Acesso ao Target TMPay

Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

3 dicas para melhorar o desempenho e reduzir custos da frota

3 dicas para melhorar o desempenho e reduzir custos da frota

O que todo bom gestor de transporte busca é eficiência, equipe qualificada e eficiente, melhoria de performance, sistema para definir estratégias inteligentes, organização e, claro, reduzir custos da frota. Esse profissional ainda deve prezar pela qualidade dos serviços, evitar desperdícios e futuros problemas. Não é uma missão fácil, né?  

Despesa é uma palavra que faz parte da rotina de toda empresa que lida com transporte e qualquer erro com o controle de custos da frota pode gerar grandes problemas, prejudicando o planejamento financeiro. Existem alguns fatores que podem contribuir para aumentar o desempenho, evitar imprevistos, reduzir custos com a frota e consequentemente aumentar os lucros. 

Separamos 3 dicas para te ajudar a reduzir custos da frota, sem alterar a qualidade dos serviços e elevando a produtividade. Confira! 

Reduzir custos da frota com Monitoramento da frota 

Como o próprio nome já diz, o monitoramento da frota está relacionado ao acompanhamento dos veículos, motoristas, viagens e das informações sobre o status de coletas e entregas em tempo real. Afinal, é importante verificar se os motoristas estão seguindo o planejamento de rota, acompanhar os custos, roteiros e o tempo de viagem. Caso aconteça algum desvio, saber os motivos para tal acontecimento, analisar os pontos de parada e o tempo necessário para realizar as coletas e entregas. 

Para conseguir competir com os concorrentes é necessário administrar o tempo, de forma que as tarefas sejam realizadas eficientemente no menor prazo possível. O planejamento estratégico das rotas te ajuda nessa questão, pois é fundamental para aperfeiçoar as atividades, melhorar a qualidade dos serviços e reduzir custos.  

Uma ótima sugestão para quem está buscando investir na gestão de frota é o Target Log, nossa solução permite o monitoramento de rotas, oferece o valor dos pedágios atualizados, acompanhamentos de multas, além de oferecer uma plataforma integrada para pagar as despesas dos motoristas, conta com linhas de crédito exclusivas para o mercado do transporte rodoviário de cargas.  

Reduzir custos da frota com Gestão de pneus

Os gastos com pneus estão entre os principais custos operacionais de uma frota, é uma questão que influencia diretamente na saúde dos veículos. Além disso, uma gestão ruim de pneus aumenta os riscos de acidentes e os custos com combustível.

É necessário ter um controle preciso do desgaste, conservação e condição dos pneus da frota, para diminuir as perdas, analisar o desempenho e a gestão de compras. O sistema de gestão de pneus do Prolog permite a visualização de todos os veículos e pneus associados, além de permitir a visualização dos prazos de inspeção e o tempo necessário para as manutenções.  

Esse acompanhamento diário é uma forma de aumentar a vida útil dos pneus, pois diversos fatores impactam na duração. O gestor da frota e o condutor do veículo precisam estar atentos as maneiras de manter a saúde e durabilidade dos pneus, e contar com sistema próprio para isso é uma forma de facilitar o trabalho. 

Reduzir custos da frota com Controle de combustível

Um dos maiores desafios na gestão é fazer o máximo de entregas com o menor custo e no menor tempo possível, claro com planejamento e total responsabilidade. Quando você planeja e monitora sua frota, é possível traçar rotas mais eficientes para diminuir os gastos com combustível.  

Realizando o monitoramento dos gastos de abastecimento é possível identificar o preço de cada produto, qual combustível é mais econômico e qual deles tem o melhor custo x benefício para cada veículo. Além disso, você consegue prever o valor de cada quilômetro rodado e escolher o produto que rende mais conforme as necessidades da frota. 

Um sistema especializado na gestão de combustível pode ser essencial para ajudar nesse controle, o Target Log, com a funcionalidade ordem de abastecimento é um exemplo. Ela permite ao frotista o controle dos gastos e a negociação de valores do combustível junto aos postos credenciados ao Target TMPay. Ou seja, são as melhores soluções para quem busca reduzir os custos da frota, controlar melhor os abastecimentos e tornar a operação mais simples, eficiente, barata e transparente. 

Uma dica extra é oferecer treinamento aos colaboradores, para garantir a performance da frota é necessário que todos estejam alinhados e saibam conduzir seus equipamentos da melhor maneira possível. Além disso, é uma forma de cuidar da segurança e reduzir custos da frota. Invista em treinamentos! 

É extremamente importante que as empresas estejam sempre de olho nessas informações diariamente, a fim de aumentar a produtividade, garantir o sucesso na entrega e ainda melhorar o relacionamento com o consumidor, pois, ao ter uma experiência memorável ele compartilhará com outros que poderão se tornar novos clientes. 

Quer saber mais sobre o Target Bank e como temos soluções incríveis para seu negócio? Nos siga no Instagram e no Linkedin.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Roubo de cargas e segurança nas estradas
Target Log
Target Bank

Roubo de cargas e segurança nas estradas

A preocupação com roubos de carga, infelizmente, é uma realidade para o transporte rodoviário de cargas. Por isso, é necessário que motoristas e gestores estejam preparados para lidar com essa difícil situação. 

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

SAC Rede Credenciada
Target TMPay

(21) 3995-3495
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter