Todos os meses você tem uma nova chance de organizar a gestão do seu negócio pra fechar o caixa no verde, concorda?
Pra isso, vamos precisar falar de algumas burocracias para organizar o fluxo de caixa da empresa.
Isso porque ao longo do ano são muitos os gastos da sua empresa, principalmente ao acumular custos de fim de ano como: 13° salário dos funcionários, férias, festas, compra de estoque e muito mais.
Portanto, organizar a gestão do seu negócio é um ponto-chave a qualquer momento do seu ano. Principalmente ao lidar com a sazonalidade do mercado, quando muitos negócios estão aquecidos e outros nem tanto, e você precisa lidar com essa flutuação.
Neste post vamos abordar 5 pilares que irão te ajudar muito a se preparar melhor este ano e ter um caixa melhor preparado para o próximo.
Fica com a gente até o final porque temos certeza que esse conteúdo vai te ajudar muito.
Onde preciso me atentar para organizar a gestão do meu negócio?
Pare tudo o que você estiver fazendo e preste muita atenção. Os 5 pilares que você precisa focar neste exato momento para ter um ano mais motivador e equilibrado são: finanças, marketing, vendas, pessoas e estratégias.
Esses 5 pilares são a base de qualquer negócio. Sem eles em harmonia, nada vai pra frente na potência e na força que poderia ir.
Portanto, se algum deles estiver em desequilíbrio, aproveite para refletir sobre isso agora mesmo e ajustar. Organizar a gestão do seu negócio precisa passar por todos eles.
Cuide das suas finanças
Para organizar a gestão do seu negócio, vamos começar falando das finanças? Mais especificamente, sobre o controle de caixa.
O controle financeiro é extremamente sério e importante, por isso, fechar cada mês com um balanço geral ajuda a controlar melhor o que está por vir e a separar valores para fluxo de caixa, investimentos, despesas e estoque.
Nesse caso, contar com uma plataforma como o Target Log ajuda muito. Com a gente, você consegue:
- Ter fácil acesso a todas as suas entradas e saídas de pagamentos;
- Planejar o futuro com linhas de crédito exclusivas, focadas em logística;
- Antecipar recebíveis;
- Ter ao seu alcance a melhor rota para as viagens;
- Gestão da carteira de habilitação e respectivas multas e muito mais.
O Target Log reúne tudo que uma plataforma desenvolvida especialmente para o setor de carga rodoviária pode oferecer.
Então, mais uma vez, vamos lá: ter as entradas e saídas de caixa organizadas é essencial para a organização e gestão do seu negócio, dando à empresa uma previsão do que pode ou não arriscar e até mesmo noção de promoções que pode ou não fazer.
Ter capital de giro para manter as contas positivas e em dia é básico para quem quer trabalhar com números e resultados.
E se é capital de giro que você precisa, conte com o Target Bank, porque disso a gente entende. Temos diversas soluções com condições especiais que podem te ajudar a trazer aquele fôlego que você tanto precisa e a guinar a organização e gestão do seu negócio.
Algumas situações exigem maior capital de giro, como: compras à vista, estoque grande de mercadorias, redução de prazos de pagamentos, entre diversos outros. Para isso, conte com a nossa linha de crédito especializada e desenvolvida especialmente para você, profissional do setor de carga rodoviária.
Se atente a projeção de vendas
Uma outra dica que vale a pena olhar com cuidado para organizar a gestão do seu negócio é a projeção das vendas e entradas mês a mês, para fazer todas as cobranças necessárias no intuito de diminuir a inadimplência. É bacana avaliar o mês que passou e fazer destes números uma nova meta a ser superada no próximo novo, de acordo com o seu planejamento geral.
Quem também precisa de novas metas são os seus colaboradores. Pense nisso. Não os deixe de lado. Eles precisam sempre estar motivados, com objetivos claros a serem perseguidos.
Renove seu marketing e estratégia
Para organizar a gestão do seu negócio de verdade, precisamos falar sobre o marketing.
Sim, hoje em dia existem muitas formas de fazer marketing e atingir novos clientes. Todo mundo está com um celular na mão, e isso faz com que seja mais fácil chegar até o seu cliente ideal, já pensou nisso?
Mas não é porque é mais fácil que o marketing não precisa de planejamento e investimento. Já parou pra pensar que o seu concorrente não é somente a outra empresa do seu ramo?
Você também concorre com tudo o que aparece no celular do seu potencial cliente e que desvia o foco dele do seu produto. Como você vai fazer ele parar e prestar atenção em você e não no programa de TV do momento ou num perfil de Instagram da moda?
Aproveite essa dica para pensar em novas formas de atraí-lo. O que você pode fazer para chamar a atenção dele? Que tal melhorar uma estratégia que você já tenha ou partir para uma nova?
Fique atento ao perfil na hora de contratar
Por fim, se a ideia é ajustar a equipe, tenha em mente algumas coisas na hora de abrir novas vagas e contratar novos colaboradores. Mas não se esqueça: as pessoas precisam estar motivadas para trabalhar.
Na hora de contratar, você precisa se certificar de que a pessoa é qualificada e está disposta a assumir as responsabilidades, além de observar, no detalhe, se ela tem o perfil para o seu negócio.
Não caia na armadilha de contratar alguém apenas porque você está precisando com urgência para um determinado cargo. E uma dica: aposte em horários de trabalho um pouco mais flexíveis, especialmente depois desta fase de home office que acabamos de passar.
Pense também em benefícios para os seus funcionários. Tudo isso pode deixá-los mais interessados, produtivos e felizes durante o horário de trabalho.
E não se esqueça de pensar em algo novo para o ambiente de trabalho. Uma simples mudança ou um pequeno upgrade pode renovar as energias e motivar a equipe. Deixe que eles façam parte disso, sugerindo alguma mudança e dando ideias, por exemplo.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a refletir sobre como organizar a gestão do seu negócio mês a mês.
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