Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking | Acesso ao Target TMPay

Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Entenda como funciona o BID no transporte de cargas

BID de transporte

O BID de Transporte funciona como um modelo de contratação de frete, é um mercado que está cada vez mais competitivo e pode trazer benefícios para a logística.

Bidding Process significa oferecer, convidar e dar lances para adquirir um item. Ou seja, é o mesmo processo de um leilão. E como isso pode ser útil para o transporte de cargas? Continue neste artigo para entender como funciona e os benefícios para o seu negócio!

O que é o BID no transporte?

É uma estratégia comum em diversos setores, e na logística se tornou um padrão para obter os melhores contratos com prestadoras de serviço.

Realizar um BID de frete pode auxiliar na contratação de uma transportadora pelo menor valor do mercado ou garantir que a empresa está pagando um preço justo pelo serviço que precisa.

O BID de transportes tem o objetivo de coletar tabelas de frete de transportadores qualificados para atender determinadas demandas. E também pode ser uma forma de impor condições essenciais de trabalho à transportadora.

Como fazer um BID de transportes?

Defina os objetivos

O primeiro passo é ter os objetivos bem definidos, o que está levando a empresa a realizar o BID? Pode ser para reduzir custos, ter novos prestadores de serviço ou apenas realizar uma pesquisa de mercado.

É necessário ter os processos logísticos bem organizados e ter detalhes como, o quanto está disposto a gastar, a volumetria da carga e o que uma transportadora precisa ter para atender sua demanda.

Defina as exigências operacionais que as transportadoras deverão aceitar, como: tratativa de canhotos, responsabilidades de seguro, responsabilidades de ajudantes nas cargas e descargas, entre outras.

Avaliação para contratação 

Quais serão seus critérios para avaliar os candidatos à prestação dos serviços? O preço final não deve ser o único avaliado, é necessário observar a qualidade dos trabalhos. 

Busque conhecer a empresa antes de contratar, avalie a estrutura, estado da frota, documentação, colaboradores e motoristas. Esteja seguro da decisão para evitar futuros problemas.

Afinal, os transportadores vão representar a sua empresa diante dos clientes.

Benefícios do processo de BID de transportes:

1- Otimiza os processos e aumenta a produtividade da gestão.

2- Redução de custos logísticos.

3- Maior efetividade na troca de dados e integração entre fornecedores, transportadores e a empresa.

No atual mercado, cada vez mais tecnológico e competitivo, um processo de BID de transportes pode entregar bons resultados para a logística de transporte.

Se você tem interesse em melhorar os processos de gestão de frete da sua empresa com um software, conheça o Target Log, uma ferramenta que vai gerar resultados positivos para o seu negócio.

Quer o Target Bank no seu BID de transporte? Mande um e-mail para comercial@targetbank.com.br e fale com nosso time. Aqui é sinal verde para boas conversas!

Rapidinhas do Target Bank

É possível negociar valores durante o BID?

Sim, a negociação pode acontecer diretamente com os possíveis provedores do transporte. É importante negociar as melhores condições de prestação do serviço e valor do frete.

Quais tarifas podem ser solicitadas para as cotações de valor?

É recomendado ter uma tabela padrão de tarifas a ser solicitada para as cotações, constando todas as exigências operacionais necessárias que os provedores de transporte precisam aceitar e cumprir. Entre elas:

  • Driver de custo (Kg, m³, caixas, variável, KM e etc);
  • Remuneração (Tabela- frete, % sobre valor NF, Fixo/Variável, Open Book, Cost Plus, Bonus-Malus, etc);
  • KPIs que devem ser aplicados, como devem ser medidos e quais são os targets apropriados;
  • Modelo de Assets (Próprios, alugados, leasing);
  • ESG, administração e gerenciamento de riscos.

Para saber mais sobre gestão de frota, conheça nosso canal no YouTube e acompanhe.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Entenda a diferença da logística inbound e outbound
Target Log
Target Bank

Entenda a diferença da logística inbound e outbound

A logística inbound e outbound lidam com processos diferentes, mas são práticas complementares que estão conectadas e para ter resultados é preciso que haja integração entre todos os processos relacionados ao setor logístico da empresa.

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

SAC Rede Credenciada
Target TMPay

(21) 3995-3495
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter