Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Cobrança de eixos suspensos através da tecnologia em rodovias de São Paulo

Cobrança de eixos suspensos através da tecnologia em rodovias de São Paulo

O que você vai encontrar neste post:

A nova tecnologia de fiscalização permite a cobrança de todos os eixos, suspensos ou não, dos veículos comerciais que circularem carregados por rodovias da região de São Paulo.

A medida vale para todas as praças de pedágio distribuídas ao longo da SP-310 Washington Luís, SP-333 Laurentino Mascari e SP- 326 Brigadeiro Faria Lima, da EcoNoroeste. E também no trecho sob responsabilidade da Eixo SP, como a SP-225; SP-308; SP-304; SP-294; SP-425; SP-284 e SP-293 administrados pela Eixo SP.

A cobrança dos eixos suspensos está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na resolução CONJUNTA SPI/SEMIL 001, de 04-09-2023, que estabelece os requisitos para que sejam considerados vazios os veículos de transporte de cargas que circularem nas vias terrestres. E passou a valer em setembro deste ano.

Como funciona a cobrança por eixos?

Os eixos são responsáveis por equilibrar e distribuir o peso dos caminhões, ligando os pneus de uma lateral a outra e podendo conter diversos tipos de rodagens.

Por isso, a nova  medida está causando polêmica entre caminhoneiros e contratantes de frete, afinal, são os eixos que determinam a quantidade de carga que cada caminhão pode transportar. 

O valor da cobrança dos pedágios muda de acordo com a quantidade de eixos, antes os eixos suspensos não eram cobrados nas praças de pedágio, se tornando uma forma de economia durante os fretes.

Entenda a tecnologia para cobrança

Por meio das câmeras inteligentes distribuídas pelas cabines de pedágio a placa do veículo é capturada, na sequência, envia esses dados para a Secretaria da Fazenda, que retorna informações de forma instantânea. 

Se  houver um MDF-e aberto, documento obrigatório para transportes de cargas pelas rodovias do Brasil, a cobrança é aplicada com base no número total de eixos do veículo, independentemente de estarem tocando o solo ou não, mesmo se houver eixos suspensos.

A partir disso, o motorista é informado de que será necessário pagar a totalidade de todos os eixos, suspensos ou não. E nos casos de cabines automáticas, a consulta é feita da mesma forma, e o valor total já é debitado automaticamente pela operadora.

Para evitar possíveis problemas, é  importante que a empresa ou motorista responsável pela carga dê baixa no MDF-e quando o transporte da carga for finalizado. De acordo com a legislação, apenas veículos vazios ou sem MDF-e aberto estarão isentos da cobrança da tarifa sobre eixos que não tocarem o solo.

Confira a localização das rodovias de São Paulo com os pedágios que passaram a cobrada a tarifa

EcoNoroeste:

·       SP – 310 Rodovia Washington Luís – entre São Carlos e Mirassol

·       SP – 326 Rodovia Brigadeiro Lima – entre Matão e Bebedouro

·       SP – 333 Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mario Gentil – entre Sertãozinho e Borborema

Eixo SP:

SP 310:

·       Praça de pedágio Rio Claro

·       Praça de pedágio Itirapina

SP 225:

·       Praça de pedágio Brotas                  

·       Praça de pedágio Dois Córregos

·       Praça de pedágio Jaú

SP 308:

·       Praça de pedágio Piracicaba

SP 293:

·       Praça de pedágio Cabrália Paulista

SP 304:

·       Praça de pedágio São Pedro I        

·       Praça de pedágio São Pedro II

·       Praça de pedágio Torrinha

SP 294:

·       Praça de pedágio Piratininga

·       Praça de pedágio Garça

·       Praça de pedágio Oriente

·       Praça de pedágio Parapuã

·       Praça de pedágio Inúbia Paulista

·       Praça de pedágio Pacaembu

·       Praça de pedágio Santa Mercedes

SP 425:

·       Praça de pedágio Indiana

·       Praça de pedágio Martinópolis

SP 284:

·       Praça de pedágio Paraguaçu Paulista

·       Praça de pedágio Rancharia

Rapidinhas do Target Bank

Como é o pagamento nas rodovias?

Nas cabines manuais de todas as praças da EcoNoroeste, é possível realizar o pagamento das tarifas em dinheiro, com cartão de débito ou crédito por aproximação. Já nas vias automáticas, todas as bandeiras de pagamento eletrônico são aceitas. 

Informações sobre cobranças, meios de pagamento e valores das tarifas podem ser solicitadas ou conferidas com a concessionária responsável.

Como o Target Bank me ajuda com o pagamento do pedágio?

A gente te ajuda de forma prática e rápida, através do Target Log, que é uma solução homologada pela ANTT para o pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório, evitando as multas pela não realização das leis vigentes.

A EcoRioMinas cobra a tarifa de eixos suspensos de veículos com carga?

Sim. Em julho de 2023, a concessionária EcoRioMinas iniciou o sistema de cobrar a tarifa pela totalidade dos eixos, suspensos ou não, de todos os veículos comerciais com carga que passam pelas praças de pedágio no trecho concedido.

A empresa é responsável pelo sistema rodoviário Rio de Janeiro (RJ), Governador Valadares (MG).

Quer continuar informado sobre o transporte de cargas? Acesse nosso YouTube, temos conteúdos para gestores e caminhoneiros.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Seguro de carga é obrigatório?
Target Log
Target Bank

Seguro de carga é obrigatório?

Este post é pra você que tem dúvidas sobre contratação de seguro de carga! Quais são obrigatórios? De quem é a responsabilidade de contratação? Dentre outras dúvidas.

Leia mais
O piso mínimo de frete é uma taxa mínima que deve ser cobrada por entregas, de forma a cobrir os principais custos dos transportadores.
Target Truck
Target Bank

Piso mínimo de frete no Brasil

O piso mínimo de frete é uma taxa mínima que deve ser cobrada por entregas, de forma a cobrir os principais custos dos transportadores. 

Leia mais
A tecnologia do Free Flow, recentemente autorizada em território nacional, está revolucionando o transporte rodoviário de cargas e frotas no Brasil. O Free Flow já é utilizado em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, China, Chile e agora Brasil.
Target Log
Target Bank

Free Flow está presente em várias rodovias do Brasil

A tecnologia do Free Flow, recentemente autorizada em território nacional, está revolucionando o transporte rodoviário de cargas e frotas no Brasil. O Free Flow já é utilizado em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, China, Chile e agora Brasil.

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC

Contratantes
Transportadoras
Rede Credenciada

(21) 3500-5111

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter