Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking | Acesso ao Target TMPay

Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

ERP é um sistema empresarial que pode facilitar a gestão  

ERP é um sistema empresarial que pode facilitar a gestão  

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning que significa, Planejamento de Recursos Empresariais. É um tipo de software, também conhecido como: sistema de gestão empresarial, que pode automatizar processos manuais, armazenar dados e facilitar a visualização de resultados. 

Muitos gestores de frota ainda não conhecem essa solução, quais são as funcionalidades e como pode contribuir para o negócio, é fundamental entendê-la. Porque a integração facilita a comunicação entre os setores, é possível acompanhar o desempenho de toda a empresa, de forma digital, segura e prática. 

Quais os benefícios do ERP para as empresas?

Um dos principais benefícios do ERP é ter as informações centralizadas em um único sistema e saber o que acontece em tempo real. Confira algumas vantagens: 

  • Redução de custos e controle financeiro; 
  • Aumento na eficiência dos processos; 
  • Melhoria no atendimento ao cliente; 
  • Identificar e corrigir riscos e erros rapidamente; 
  • Processos automatizados em todos os departamentos; 
  • Prever as demandas e planejar com base em dados reais, aumentando a produtividade.

A empresa pode, inclusive, passar à frente da concorrência com um sistema completo e bem adequado às necessidades. Pois, as melhorias na gestão são percebidas em um curto período de tempo. 

Além disso, as informações da empresa vão estar em um lugar seguro, permitindo gerenciar as permissões e escolher quem pode ter acesso a cada parte do sistema. É uma forma de evitar problemas! 

Como implantar um sistema ERP?

Existem algumas etapas que são muito importantes na hora de elaborar a implantação de ERP, tudo deve ser planejado de forma detalhada, para que o processo ocorra da melhor maneira. 

 Conheça mais sobre as etapas. 

Planejamento estratégico e financeiro

O primeiro passo é mapear as etapas de todo o processo e verificar pontos específicos, como será feita a migração dos seus dados atuais? Já existem backups das informações para garantir a segurança? É preciso definir as etapas e analisar esses tópicos antecipadamente, definir quais pessoas vão ser envolvidas e o que deverá ser entregue no decorrer do projeto.  

É preciso avaliar os custos e se adequar ao momento atual da empresa. Além disso, nos custos da implantação do ERP, o valor da hora que cada colaborador precisa ficar nos treinamentos também deve ser contabilizada. 

Avaliar os fornecedores

Faça pesquisas sobre fornecedores de tecnologia para escolher o ERP, anote quais são os principais problemas da empresa e busque sistemas que tragam a solução para eles.  

O melhor ERP vai ser aquele que atende todas, ou a maioria, das necessidades empresariais.  

Migração de dados

Vai ser necessário um trabalho para movimentar os dados, que são: Informações dos clientes, cadastro de produtos e serviços, fluxo de caixa, folha de pagamento. Todos os dados da empresa precisarão ser repassados ao ERP na fase de implantação do novo sistema. 

Esse é o momento de aproveitar para corrigir ou complementar informações, como dados de clientes ou funcionários, descrição de produtos, informações da frota. 

Treinamento de equipe

Essa é uma das etapas mais importantes, é o ponto de partida para usar o novo sistema e fazer mudanças em todos os setores da empresa. 

Se esse processo não for executado adequadamente, os funcionários podem ter dificuldades em usar o sistema, colocando em risco todo o sucesso final do projeto e não trazer benefícios para a empresa. 

Todos os colaboradores precisam ser capacitados para saber os porquês de cada função e a importância de aderir ao novo formato de gestão. 

Implementar um software de gestão de frota não precisa ser um bicho de sete cabeças

Claro, é necessário estudo e adaptação para a implementação, mas pode ser mais fácil e vantajoso do que você imagina! 

Aqui no Target Bank, temos o Target Log, um sistema de gestão que permite a monitoria automática de CNH e multas de veículos, otimização da gestão financeira de despesas e obrigações da frota, possui uma plataforma integrada para pagar despesas dos motoristas e facilita a prestação de contas.  
 

A tecnologia deve ser aplicada as necessidades da sua frota. No vídeo abaixo você conhecer mais sobre a nossa solução.

Rapidinhas do Target Bank

Qual a diferença entre ERP e CRM? 

A maior diferença entre os sistemas CRM e ERP é o foco de cada sistema. 

O ERP foca na gestão empresarial, abrange todas as áreas da empresa, promovendo a centralização de informações e permitindo que diferentes setores trabalhem em conjunto, além de facilitar o acompanhamento de resultados por parte da gestão. 

Já o CRM foca especificamente na área de vendas, marketing e atendimento, ou seja, áreas que envolvem contato com clientes. É voltado à gestão do relacionamento com o cliente em todas as interações com a empresa, desde a prospecção até o pós-venda. 

Como o ERP pode ajudar seu negócio?

É essencial ter organização em todas as áreas da empresa, mas de forma manual você acaba ficando limitado. Para automatizar e gerir melhor os resultados, existe o sistema ou software ERP. 

Ajuda a prevenir desequilíbrio nos processos internos, agiliza a entrada e saída de informações e pode reduzir custos por trazer organização para o fluxo de caixa. 

Com informações soltas e bagunçadas, você acaba perdendo prazos, não atende às expectativas do cliente e tem prejuízos no negócio. A melhor solução nesse caso é a implementação do ERP. 

Como o ERP facilita a gestão de frota? 

Um ERP pode ser a solução perfeita para administrar frotas, cuidando dos atuais veículos da empresa, programando futuras aquisições e investimentos. 

Dentro de um sistema de gestão integrada, a frota pode receber uma atenção especial, de forma que sejam registradas as necessidades de cada motorista, como: 

  • Controle de veículos em manutenção; 
  • Registro de consumo de combustível; 
  • Controle de gastos extras por veículo; 
  • Comparativo de custos de manutenção; 
  • Emissão de relatórios de análise. 

É possível aprimorar a frota com facilidade e dados corretos. O Target Log é uma plataforma que pode auxiliar os gestores de frota nesse controle otimizado.  

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Entenda a diferença da logística inbound e outbound
Target Log
Target Bank

Entenda a diferença da logística inbound e outbound

A logística inbound e outbound lidam com processos diferentes, mas são práticas complementares que estão conectadas e para ter resultados é preciso que haja integração entre todos os processos relacionados ao setor logístico da empresa.

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

SAC Rede Credenciada
Target TMPay

(21) 3995-3495
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter