O Free Flow é um sistema de cobrança de pedágio automático em rodovias que não exige a presença de praças de pedágio físicas, se você trabalha no TRC, Transporte Rodoviário de Cargas, com certeza você já ouviu falar sobre essa mudança.
A tecnologia do Free Flow, recentemente autorizada em território nacional pela Lei n.º14.157/2021, está revolucionando o transporte rodoviário de cargas e frotas no Brasil. O Free Flow já é utilizado em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, China, Chile e agora Brasil.
Como funciona o Free Flow?
O funcionamento do Free Flow é baseado na identificação dos veículos por meio de pórticos equipados com sensores e câmeras que leem as placas e características dos veículos.
É possível identificar o free flow através das placas e símbolos abaixo, que são instalados em todos os trechos onde o pedágio de livre passagem é adotado, incluindo nos acessos das vias.
Placas de sinalização aprovadas pelo Contran para praças de pedágios — Foto: Divulgação/Contran
A cobrança é feita de forma automática, sem a necessidade de o motorista parar o veículo. E o Free Flow pode ser pago de duas formas:
1- Com uma tag instalada no para-brisa do veículo, que recebe a cobrança automaticamente no final do mês.
O Hub de Pedágio do Target Bank, por exemplo, conta com todas as tags de mercado para o pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório e ampla cobertura do sistema Free Flow, o que agiliza a operação de forma flexível. Além do cartão pré-pago e cartão de débito, que podem ser integrados a outras soluções financeiras da empresa, permitindo uma melhor gestão dos custos operacionais e ajudando a identificar oportunidades de economia.
2- Para quem não utiliza tag:
As concessionárias das rodovias podem disponibilizar aos motoristas a informação de cobrança de pedágio em até 180 dias, com o link para pagamento, diretamente no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. O app está disponível para smartphones e precisa ser acessado pela conta do portal Gov.br.
O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou Pix em até 30 dias corridos, se o dia do vencimento não for dia útil, o pagamento fica para o próximo dia útil.
Os motoristas pagam apenas pelo trecho percorrido e podem contestar as passagens ou valores cobrados que julgarem indevidos.
O que acontece se não pagar?
Não é porque o sistema não tem a cobrança na hora, que as punições aos inadimplentes ficam mais brandas.
A evasão de pedágios Free Flow resulta em multa e desconto de pontos na carteira, conforme o Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Quem passar por qualquer pedágio e não fizer o pagamento, no caso do modelo Free Flow em até 30 dias corridos, terá de arcar com o valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH do infrator.
Dessa forma, o débito em aberto será cobrado na hora de pagar o licenciamento. Sem a quitação desse débito, assim como é feito com as multas recebidas, não é possível licenciar o veículo.
Quais são os benefícios do Free Flow?
O sistema de pedágio Free Flow reduz o congestionamento de tráfego, permitindo que os veículos passem pelo pedágio sem a necessidade de parar para pagar a taxa, o que reduz o congestionamento de tráfego nas áreas próximas ao pedágio.
Além de aumentar a economia de tempo e dinheiro, os motoristas não precisam esperar em filas para pagar o pedágio nem gastar em combustível enquanto esperam. Isso pode até mesmo reduzir a emissão de poluentes para um transporte mais sustentável, com menos frenagens frequentes há uma diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera, beneficiando o meio ambiente.
Na prática, a comparação entre as tradicionais cabines de pedágio e o sistema Free Flow revela que um caminhão pode reduzir os gastos de combustível em até R$ 5 por praça de pedágio, simplesmente por não precisar desacelerar, parar e acelerar.
O pedágio Free Flow também elimina a necessidade dos condutores pararem para pagar a taxa, o que reduz o risco de acidentes, roubo de cargas e assaltos, aumentando a segurança nas estradas.
Ao reduzir o congestionamento e aumentar a segurança, o sistema pode melhorar a eficiência do transporte, permitindo que os veículos viajem mais rapidamente e com mais segurança, o que evita até mesmo a perda de mercadorias perecíveis e os prejuízos das empresas e aumentando a satisfação dos consumidores.
Já a redução dos custos operacionais é uma vantagem para as concessionárias de rodovias, pois não é necessário construir e manter cabines de pedágio ou contratar funcionários para coletar as taxas.
E claro, existem diversos benefícios para os embarcadores responsáveis pelo envio de mercadorias. O Free Flow contribui para uma melhor previsibilidade do tempo de trânsito, o que facilita o planejamento logístico. A redução de atrasos e a maior eficiência no transporte resultam em uma cadeia de suprimentos mais confiável e ágil, proporcionando uma resposta mais rápida das empresas às demandas do mercado.
À medida que o sistema se expande pelo Brasil, seus benefícios se tornam cada vez mais evidentes, consolidando-se como uma peça-chave na modernização do transporte rodoviário.
Onde o Free Flow já foi implementado no Brasil?
O sistema já está em operação em rodovias do Brasil, são elas:
- BR-101 (Rio-Santos): Os pórticos estão localizados nos quilômetros 414 (Itaguaí), 447 (Mangaratiba) e 538 (Paraty).
- ERS-122 (rodovia estadual do Rio Grande do Sul): Os pórticos estão localizados nos quilômetros 4,6 (São Sebastião do Caí), 45 (Farroupilha), 108,2 (Antônio Prado) e 151 (Ipê).
- ERS-240: O pórtico está localizado no quilômetro 30 (Capela de Santana).
- ERS-446: O pórtico está localizado no quilômetro 6 (Carlos Barbosa).
- MG-459: O trecho de Monte Sião foi a primeira rodovia de Minas Gerais a contar com o free flow.
- SP-133: os pórticos nos quilômetros 179 (Itápolis) e 110 (Jaboticabal).
O Free Flow também está em fase de testes na Rodovia Ayrton Senna, em São Paulo, e na ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro.
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