O setor logístico continua evoluindo para atender às mudanças do setor, e a Inteligência Artificial (IA) se consolida como uma ferramenta necessária para operações mais rápidas, eficientes e seguras. A IA não é apenas um diferencial competitivo, mas um componente estratégico para a gestão logística.
A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que desenvolve sistemas e algoritmos que se tornam capazes de realizar tarefas que exigem inteligência humana, superando a eficiência e precisão do trabalho feito por pessoas.
A IA está mudando a maneira como as empresas gerenciam, otimizam suas rotas, organizam as demandas e melhoram a experiência dos usuários. Afinal, estamos no caminho para um futuro inteligente, conectado e com mais velocidade em todos os setores.
Continue neste artigo para entender como a IA pode facilitar seu trabalho.
- Como funciona a IA?
- Benefícios da Inteligência artificial na gestão logística
- Como implementar a IA no transporte de cargas?
- A implementação da IA tem custos?
Como funciona a IA?
A inteligência artificial é feita de dispositivos e softwares capazes de imitar o comportamento e o pensamento humano na tomada de decisão e execução de tarefas.
Existem dois diferentes métodos para a IA reproduzir o comportamento humano, são eles:
1- Machine learning: Algoritmos que aprendemos a partir de grandes volumes de dados históricos, identificando padrões e otimizando processos. Na logística, o Machine Learning é aplicado em flexibilidade de demanda, gestão de estoques e otimização de rotas.
2- Deep learning: Aqui utilizam-se unidades conectadas em rede para a análise de bancos de dados e informações, para imitar o cérebro humano
Alguns exemplos de IA no nosso dia a dia: assistentes de voz, reconhecimento facial, algoritmo de redes sociais e até mesmo o Target Log, sistema que integra soluções para gestão de frota.
O surgimento de algoritmos capazes de interagir diretamente com os seres humanos pelo uso da linguagem e desenvolvimento de diálogos, como o Chat GPT, e outros capazes de produzir imagens por meio de poucos comandos, provoca um intenso debate na sociedade acerca do papel da IA e dos limites dessas ferramentas.
É uma tecnologia que trouxe avanços significativos para diferentes áreas, como na medicina, educação, informática, economia, vendas, nos transportes e até nas estradas.
Benefícios da Inteligência artificial na gestão logística
Ter as informações corretas no tempo certo é fundamental para as operações, ajuda a evitar possíveis perdas operacionais, seja em questão de tempo, recursos ou funcionários.
Contar com dados armazenados e de fácil acesso para análise também é muito importante, com essas informações é possível identificar os problemas, causas, e os impactos gerados. Entender o que aconteceu não garante que os problemas irão sumir, ainda mais no setor logístico, que é influenciado por fatores externos, como: produção, fornecedores, trânsito e outras áreas.
Além de organizar uma estratégia para o futuro, é possível aprender com os problemas passados e trabalhar para que não se repitam.
A experiência dos usuários também pode ser positiva com o uso de Chatbots e assistentes virtuais que a IA pode fornecer, com respostas rápidas, deixando o cliente satisfeito e reduzindo a carga de trabalho dos funcionários de atendimento.
Fora todos os outros benefícios que a tecnologia pode oferecer.
IA ajuda a na redução de custos
Após a IA analisar os dados da rota em tempo real, é possível saber as melhores condições de tráfego, pedágios e postos de combustíveis. Dessa forma, o tempo das entregas é reduzido, economizando combustível e os custos operacionais.
A otimização de rotas e o uso mais eficiente de recursos diminuem as emissões de carbono, alinhando a logística às metas de sustentabilidade.
Também é possível gerenciar as demandas, estoques para evitar excessos ou falta de produtos. Otimiza a alocação de veículos e recursos humanos, garantindo que cada recurso seja utilizado de forma estratégica.
Experiência do cliente
Assistentes virtuais baseados em IA oferecem suporte rápido e eficiente aos clientes, diminuindo o tempo de resposta e aumentando a satisfação do usuário.
Além de personalizar o atendimento, sugerir novos serviços ou soluções, resolver problemas e fidelizar clientes.
Aumenta a segurança com tecnologia e precisão
Algumas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba, já utilizam centros de inteligência da polícia que aderiram à tendência tecnológica e utilizam softwares de análise de imagens. E o mesmo pode se aplicar nas estradas do país.
A tecnologia dos equipamentos com Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), aliado ao sistema de consulta e banco de dados, possibilitam a identificação e rastreio em tempo real de veículos ou cargas roubadas.
Além disso, a IA ajuda a manter a manutenção preditiva dos veículos e equipamentos, pode monitorar o comportamento dos motoristas para identificar comportamentos de risco e emitir alertas para prevenir acidentes.
Planeje e organize a implementação de soluções de IA na sua logística para alcançar um maior crescimento futuro e a expansão da sua operação de transporte.
Como implementar a IA no transporte de cargas?
Primeiro determine o que você deseja alcançar com a IA, como reduzir custos, aumentar a eficiência ou melhorar a experiência do cliente.
Tenha profissionais de tecnologia qualificados para a implementação de novas ferramentas e capacite sua equipe para compreender as mudanças, interpretar os dados gerados e maximizar o potencial das novas ferramentas. E realize treinamentos para que toda a equipe compreenda as mudanças e a implementação ocorra com sucesso.
Escolha as soluções que mais se adequam a sua empresa para suprir os objetivos e faça a integração de sistemas de IA com os já utilizados para garantir operações contínuas.
A implementação da IA tem custos?
Sim, existem sistemas gratuitos e os que precisam de investimento.
Além dos custos com a manutenção das ferramentas, atualizações e o treinamento dos colaboradores com equipes do sistema implementado. E a contratação de engenheiros de software e especialistas em IA.
Tendências para o futuro da logística com a IA
1– Blockchain
A tecnologia blockchain é um mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa. Reúna e compartilhe dados da empresa de forma ágil e segura. Aumente a transparência e confiabilidade dos processos logísticos.
2- Computação em nuvem
A computação em nuvem é um modelo de serviço que disponibiliza recursos de computação, como armazenamento, processamento, bancos de dados, redes, análise e software, pela internet.
A computação em nuvem com IA permite que as empresas:
- Coletem e analisem grandes quantidades de dados
- Acionem aplicativos de IA e aprendizado de máquina
- Transformem a forma como usam suas ferramentas
- Automatizem processos, como a precificação de produtos
3- IA generativa e aprendizado de máquina
Com maior acessibilidade e eficiência da IA generativa acelera a produção de informações, automatiza tarefas e aumenta a criatividade e a produtividade. Possibilitando maquinas autônomas e eficientes com suporte de análise de big data
Investir em IA é apostar no futuro da sua operação logística, com maior eficiência, segurança e escalabilidade.