Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking | Acesso ao Target TMPay

Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Quais os benefícios da inteligência artificial na logística

A Inteligência Artificial (IA) pode ser um grande diferencial para a gestão logística, tornando a operação mais rápida, eficiente e segura. 

O setor logístico precisa evoluir de acordo com as mudanças do setor, e a Inteligência Artificial (IA) pode ser um grande diferencial para a gestão logística, tornando a operação mais rápida, eficiente e segura. 

A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que desenvolve sistemas e algoritmos que se tornam capazes de realizar tarefas que exigem inteligência humana, superando a eficiência e precisão do trabalho feito por pessoas.

A IA está mudando a maneira como as empresas gerenciam, otimizam suas rotas, organizam as demandas e melhoram a experiência dos usuários. Afinal, estamos no caminho para um futuro inteligente, conectado e com mais velocidade em todos os setores.

Continue neste artigo para entender como a IA pode facilitar seu trabalho.

Como funciona a IA?

A inteligência artificial é feita de dispositivos e softwares capazes de imitar o comportamento e o pensamento humano na tomada de decisão e execução de tarefas.

Existem dois diferentes métodos para a IA reproduzir o comportamento humano, são eles:

1- Machine learning: conhecido como aprendizado de máquina, é o processo que acontece de maneira automatizada. O reconhecimento e a reprodução de padrões são feitos pela IA com base na sua experiência prévia, adquirida pela utilização de algoritmos. Um dos principais exemplos são os mecanismos de pesquisa na internet.

2- Deep learning: Aqui utilizam-se unidades conectadas em rede para a análise de bancos de dados e informações, para imitar o cérebro humano

Alguns exemplos de IA no nosso dia a dia: assistentes de voz, reconhecimento facial, algoritmo de redes sociais e até mesmo o Target Log, sistema que integra soluções para gestão de frota.

O surgimento de algoritmos capazes de interagir diretamente com os seres humanos pelo uso da linguagem e desenvolvimento de diálogos, como o Chat GPT, e outros capazes de produzir imagens por meio de poucos comandos, provoca um intenso debate na sociedade acerca do papel da IA e dos limites dessas ferramentas.

É uma tecnologia que trouxe avanços significativos para diferentes áreas, como na medicina, educação, informática, economia, vendas, nos transportes e até nas estradas.

Benefícios da Inteligência artificial na gestão logística

Ter as informações corretas no tempo certo é fundamental para as operações, ajuda a evitar possíveis perdas operacionais, seja em questão de tempo, recursos ou funcionários. 

Contar com dados armazenados e de fácil acesso para análise também é muito importante, com essas informações é possível identificar os problemas, causas, e os impactos gerados. Entender o que aconteceu não garante que os problemas irão sumir, ainda mais no setor logístico, que é influenciado por fatores externos, como: produção, fornecedores, trânsito e outras áreas.

Além de organizar uma estratégia para o futuro, é possível aprender com os problemas passados e trabalhar para que não se repitam. 

A experiência dos usuários também pode ser positiva com o uso de Chatbots e assistentes virtuais que a IA pode fornecer, com respostas rápidas, deixando o cliente satisfeito e reduzindo a carga de trabalho dos funcionários de atendimento.

Fora todos os outros benefícios que a tecnologia pode oferecer.

IA ajuda a na redução de custos

Após a IA analisar os dados da rota em tempo real, é possível saber as melhores condições de tráfego, pedágios e postos de combustíveis. Dessa forma, o tempo das entregas é reduzido, economizando combustível e os custos operacionais.

Também é possível gerenciar as demandas, estoque, veículos, funcionários necessários por serviços de transporte e entregas.

Aumenta a segurança com tecnologia e precisão

Algumas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba, já utilizam centros de inteligência da polícia que aderiram à tendência tecnológica e utilizam softwares de análise de imagens. E o mesmo pode se aplicar nas estradas do país.

A tecnologia dos equipamentos com Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), aliado ao sistema de consulta e banco de dados, possibilitam a identificação e rastreio em tempo real de veículos ou cargas roubadas.

Além disso, a IA ajuda a manter a manutenção preditiva dos veículos e equipamentos, pode monitorar o comportamento dos motoristas para identificar comportamentos de risco e emitir alertas para prevenir acidentes.

Planeje e organize a implementação de soluções de IA na sua logística para alcançar um maior crescimento futuro e a expansão da sua operação de transporte.

Rapidinhas do Target Bank

Como implementar a IA no transporte de cargas?

Primeiro é necessário definir os objetivos da sua gestão, tenha profissionais de tecnologia qualificados para a implementação de novas ferramentas e escolha as soluções que mais se adequam a sua empresa para suprir os objetivos.

Faça a integração de sistemas de IA com os já utilizados para garantir operações contínuas. E realize treinamentos para que toda a equipe compreenda as mudanças, consigam interpretar os resultados e a implementação ocorra com sucesso.

A implementação da IA tem custos?

Sim, existem sistemas gratuitos e os que precisam de investimento. 

Além dos custos com a manutenção das ferramentas, atualizações e o treinamento dos colaboradores com equipes do sistema implementado. E a contratação de engenheiros de software e especialistas em IA.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Roubo de cargas e segurança nas estradas
Target Log
Target Bank

Roubo de cargas e segurança nas estradas

A preocupação com roubos de carga, infelizmente, é uma realidade para o transporte rodoviário de cargas. Por isso, é necessário que motoristas e gestores estejam preparados para lidar com essa difícil situação. 

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

SAC Rede Credenciada
Target TMPay

(21) 3995-3495
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter