Last Mile, significa “Última Milha”, ou seja, a última etapa de transporte pela qual determinados produtos passam, é o momento em que a entrega sai do centro de distribuição para o consumidor final.
- Cenário na logística
- Como implementar e ter benefícios?
- Qual a importância da integração com o hub logístico?
Esse termo vem ganhando destaque porque é nessa etapa onde há o maior custo com transporte de cargas para a maioria das empresas no Brasil.
No universo da logística, esta etapa é um desafio crucial e mais do que entender, é necessário conseguir implementar nesse momento com eficiência, pensando na fidelização de clientes.
A fase que os itens saem dos centros de distribuição e percorrem o trajeto até chegar aos consumidores parece simples, mas não é. Afinal, é quando pode-se colocar tudo a perder.
Continue neste artigo para entender melhor o assunto e seus benefícios na logística.
Cenário do last mile na logística
O last mile é muito importante para o TRC, além de ser a etapa que mais pesa nos custos de entrega, costuma também ser um dos únicos meios de contato direto entre uma empresa e os consumidores. Onde é essencial impactar a experiência do cliente.
Como implementar e ter benefícios?
1- Redução de custos
Pode ser um processo caro, se não tiver uma boa estratégia de otimização, com o uso de ferramentas que auxiliem na gestão, você pode ter problemas futuros.
Invista em controle, visibilidade e integração de dados e processos, para agregar setores e realizar essa parte da entrega de maneira eficaz.
Um exemplo é utilizar uma roteirização, que possibilita à logística encontrar as melhores rotas, reduzindo custos com combustível, pedágio e outros pontos necessários quando o motorista está nas estradas.
2- Analise os processos
Antes de implementar, mapeie o ciclo logístico em uma empresa para entender exatamente como eles são conduzidos.
Alguns processos da entrega:
- Gestão de pedidos;
- Gestão de estoque;
- Planejamento de rotas;
- Monitoramento de inventário;
- Separação, embalagem e coleta do item.
Procure definir um planejamento estratégico para suas entregas, de modo a torná-las parte de um procedimento com etapas e responsabilidades predefinidas. Após isso, o gestor está pronto para implementar de maneira eficaz.
E dessa forma, é possível analisar os indicadores mais importantes e estar atento no desempenho do negócio.
3- Satisfação do cliente
Se a empresa não corresponder às expectativas na etapa de entrega ao cliente, é possível prejudicar a experiência do usuário.
Outro desafio é compartilhar informações detalhadas sobre o transporte da mercadoria até a previsão de entrega. A falta desse monitoramento pode gerar insatisfação.
Com a “última milha” otimizada, a empresa se conecta aos clientes de forma rápida, entregando com eficiência e se destacando dos concorrentes.
Qual a importância da integração com o hub logístico?
O hub logístico é uma parte do mercado que atende, especificamente, necessidades das organizações, do início até o final, etapa “Última Milha”.
Os hubs logísticos não tratam apenas de montagem de produtos, mas sim de fabricação, montagem, organização e transporte nacional e internacional. Esta estratégia logística é importante, pois garante a eficiência das operações de entrega.
A utilização do hub logístico pode trazer benefícios para a gestão, pois facilita e agiliza a realização das entregas. Além disso, esse processo cria uma melhor experiência para o consumidor, que consegue adquirir seu produto em menos tempo.
Não podemos deixar de fazer uma redução significativa nos gastos com estrutura de armazenamento, pessoal e combustível, caso opte pela contratação de um hub.
Sua empresa está preparada para investir nessa melhoria logística?
Acesse o Blog do Trecho e continue informado sobre gestão de negócios.
Rapidinhas do Target Bank
Quais são as 03 fases da logística?
Existem três fases fundamentais, são elas: First Mile, Middle Mile e Last Mile, que desempenham papéis diferentes, mas conectados, no processo logístico.
First Mile é a primeira etapa que envolve a coleta, consolidação e preparação inicial dos produtos para serem encaminhados para a próxima etapa do processo logístico.
Middle Mile é a fase onde os produtos são transportados dos centros de distribuição para outras instalações. Nessa etapa prioriza a movimentação eficiente e a consolidação de cargas para otimizar os transportes de cargas.
Last é a etapa final, como mencionamos neste artigo.
O que faz um profissional de last mile hub?
É o responsável que atua com elaboração de indicadores de desempenho (KPI’s), rotinas logísticas, estoque, controle de processos de armazenagens.
HUB é o centro de logística de uma transportadora, ou seja, local onde se concentram os fluxos de importação e exportação da mesma, seja ela aérea ou rodoviária.