A Logística 4.0 se originou da indústria 4.0, que envolve o uso de tecnologias para otimizar processos, neste caso, os logísticos, tornando-os mais práticos e eficientes. Esse modelo de integração tecnológica está ganhando cada vez mais espaço na produção de diversas áreas operacionais e na logística não poderia ser diferente.
Vem entender mais sobre o assunto e como pode facilitar a gestão da frota.
Qual é o objetivo da Logística 4.0?
A Logística 4.0 busca aumentar a produtividade, eficiência e reduzir os custos das operações logísticas, por meio da automação e inteligência dos processos.
É uma forma de facilitar o trabalho dos gestores e melhorar a experiência do cliente, com entregas mais rápidas e personalizadas. Além de permitir o controle e a análise dos dados em tempo real que facilitam a tomada de decisões e a resolução de problemas.
É necessário ressaltar que esse formato de trabalho exige habilidades e conhecimentos atualizados dos profissionais logísticos. Sendo assim, é preciso investir em capacitação e promover a adaptação frente às novas tecnologias, para garantir o uso assertivo dessas ferramentas em favor da empresa.
Algumas outras vantagens competitivas, são:
1- Redução de perdas
Ajuda a reduzir as perdas de matéria-prima, produtos e até mesmo de veículos da frota. Além de diminuir os gastos com combustível.
2- Informação em tempo real
Acesso a sistemas completos que controlam o processo produtivo e logístico. São dados que podem ser incorporados à estratégia e enriquecer a análise de desempenho logístico.
Um software que te ajuda no processo da logística da frota própria ou terceirizada, é o Target Log, para gestão de despesas, combustível e burocracias das entregas. Soluções inovadoras projetadas para melhorar a eficiência, produtividade e o desempenho do seu negócio.
3- Sustentabilidade
A sustentabilidade vem ganhando ainda mais espaço no meio corporativo. E além do melhor controle operacional do fluxo de entregas, é possível ter uma redução na emissão de poluentes por meio de rotas mais eficientes, através do uso de mapas de inteligência artificial para rotas otimizadas.
A logística 4.0 está em constante evolução, e as empresas que forem a favor dessa transformação estarão melhor posicionadas para enfrentar os desafios e se beneficiarem das oportunidades oferecidas pela era digital que estamos vivendo.
Importância da manutenção 4.0 para a logística
A manutenção evoluiu e precisa ser vista como um setor que caminha em conjunto com as metas de crescimento da empresa, ainda mais quando se fala de transporte de cargas. O uso das novas tecnologias na manutenção tem o objetivo de evitar paradas inesperadas nos equipamentos e garantir manutenções mais rápidas, refletindo na rentabilidade dos negócios.
Algumas vantagens da Manutenção 4.0, são:
- Redução de custos com compra de peças e do tempo de manutenção;
- Manutenções preventivas e planejadas;
- Manutenções preditivas, por meio de sensores e sistemas que monitoram equipamentos em tempo real, indicando o momento certo de realizar manutenção.
Na manutenção 4.0, o principal objetivo passa a ser a antecipação de possíveis problemas e uso de ferramentas para evitar paradas desnecessárias. Com um software de gestão os custos são reduzidos, porque as manutenções são menos recorrentes e mais assertivas.
A integração de novas tecnologias não apenas otimizará os modelos de negócios e de operações, mas também fornecerá as ferramentas para se colocar à frente dos concorrentes.
Rapidinhas do Target Bank
Como implementar a manutenção 4.0?
Não são todas as empresas que conseguem substituir os maquinários atuais por versões mais modernas ou robotizar toda a linha de produção com facilidade.
O primeiro passo é começar a implementar sensores e computação para envio de informações em tempo real, para coletar dados suficientes de desempenho e de falhas. Dessa forma, é possível analisar quais sistemas são necessários e que equipamentos podem ser incluídos na sua empresa.
É possível aprimorar a roteirização da frota?
Sim! Planejar as melhores rotas para a entrega dos produtos aos clientes é muito importante e softwares inteligentes consideram diversos fatores na hora de definir uma rota eficiente, como: distância, tempo, custo, demanda e restrições
As entregas são otimizadas e chegam para o cliente em perfeito estado, antes do tempo e com um maior índice de fidelização.
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