Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Quais são os órgãos regulatórios do transporte rodoviário de cargas?

Quais são os órgãos regulatórios do transporte rodoviário de cargas?

O que você vai encontrar neste post:

Seja a nível local, regional ou nacional, os órgãos regulatórios são essencialmente responsáveis pela mesma coisa: a garantia de segurança e a regulação das vias de transporte.

Vamos falar um pouco mais sobre os principais órgãos regulamentadores do transporte rodoviário de cargas e quais são suas responsabilidades e principais atividades.

Órgãos regulatórios: Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

A Agência Nacional de Transporte Terrestre foi criada pela Lei nº 10.233/2001, e é o principal órgão regulamentador do transporte rodoviário de cargas. Ela regula todo o transporte realizado por vias rodoviárias, ferroviárias e dutoviárias.

Ela é uma autarquia federal, que tem como principais atividades a supervisão, regulamentação e fiscalização das atividades e prestações de serviços nas rodovias federais.

Entre suas atribuições, podemos listar algumas das mais importantes:

  • Promover a segurança no transporte;
  • Emissão de Resoluções e Normas: A ANTT emite resoluções que estabelecem padrões de operação para o transporte de cargas, como normas sobre o tempo de direção e descanso dos motoristas, requisitos para veículos, e condições de tráfego.
  • Fiscalização: Realiza operações de fiscalização para garantir que as transportadoras cumpram as normas estabelecidas, podendo aplicar penalidades em caso de infrações.
  • Gestão de Concessões: Supervisiona as concessões de rodovias federais, garantindo que as empresas concessionárias mantenham a infraestrutura em boas condições.
  • Emitir documentos e prestar serviços às empresas e transportadoras;

Descumprir resoluções e normas do órgão pode acarretar em multas e sanções para a empresa infratora, exigindo atenção do setor jurídico das empresas de logística. 

Importância para o setor: A conformidade com as normas da ANTT é fundamental para evitar multas e garantir a segurança nas operações de transporte. A ANTT também oferece ferramentas como o ANTTLegis, que facilita o acesso às legislações em vigor.

Órgãos regulatórios: Polícia Rodoviária Federal (PRF)

A Polícia Rodoviária Federal tem como principal responsabilidade o policiamento das rodovias federais, além de prevenir crimes e repreender em caso de infrações. 

No contexto do transporte rodoviário de cargas, a PRF desempenha as seguintes funções:

  • Fiscalização de Veículos: Realiza operações de fiscalização para verificar a regularidade dos veículos de transporte de cargas, como a documentação, o estado de conservação do veículo e o cumprimento das normas de trânsito.
  • Prevenção de Crimes: Atua na prevenção e repressão a crimes nas rodovias, como roubo de cargas e tráfico de drogas, garantindo um ambiente mais seguro para os transportadores.

O órgão também pode realizar operações de fiscalização para veículos de transporte de carga, com a finalidade de conter condutas irregulares e melhorar a fluidez no trânsito das estradas. 

Importância para o setor: A PRF é um dos principais agentes na garantia de segurança nas estradas, sendo vital para evitar perdas e danos durante o transporte de mercadorias.

Órgãos regulatórios: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes tem como principal função, implementar a política de infraestrutura dos meios de transporte, atendendo não só o modal rodoviário, como também o aquaviário e ferroviário, além de possuir autoridade para exercer as atribuições do Art. 21 da CTB. 

O DNIT é responsável pela manutenção e operação da infraestrutura de transporte no Brasil, incluindo rodovias, ferrovias e hidrovias. Suas principais atribuições incluem:

  • Manutenção de Rodovias: Coordena e executa obras de manutenção, recuperação e ampliação das rodovias federais, garantindo que a infraestrutura esteja adequada para o tráfego de veículos de carga.

Planejamento de Infraestrutura: Desenvolve projetos que visam melhorar a infraestrutura de transporte, promovendo a integração entre diferentes modais e facilitando o escoamento de cargas.

Os recursos para a execução das obras provém da União, logo assim, o órgão é gestor e executor com jurisdição do Ministério da Infraestrutura. Cabe ao DNIT promover iniciativas que facilitem e incentive o uso dos modais de transporte do qual é responsável.

Esses projetos podem ser desde reformulação de rodovias, a criação e manutenção de viadutos, pavimentação de rodovias, entre outros. 

Importância para o setor: O DNIT assegura que as rodovias estejam em condições adequadas, reduzindo o risco de acidentes e otimizando as operações de transporte.

Órgãos regulatórios: Sindicatos

Esse órgão regulatório são fundamentais no apoio às empresas e ao trabalhador, o sindicato é responsável por fornecer informações sobre o setor, além de consultoria jurídica e palestras. O Sindicato deixa o trabalhador ciente de seus direitos e deveres.

Os sindicatos desempenham um papel fundamental no apoio às empresas de transporte e aos trabalhadores do setor. Entre suas funções estão:

  • Defesa dos Direitos: Representam os interesses dos trabalhadores e das empresas, negociando acordos coletivos e garantindo o cumprimento dos direitos trabalhistas.
  • Consultoria Jurídica: Oferecem suporte jurídico para questões relacionadas ao transporte rodoviário de cargas, auxiliando na interpretação de leis e na defesa em processos judiciais.
  • Capacitação e Informações: Promovem palestras, cursos e a disseminação de informações relevantes para o setor, contribuindo para a qualificação dos profissionais e a melhoria das operações.

Cada estado possui o seu próprio sindicato, assim como existem entidades de nível nacional como o SINDIPESA, que é responsável pelas empresas de cargas pesadas e excepcionais.  

O SINDICARGA foi a primeira entidade patronal do TRCL no Brasil, sendo fundado em 1933, e atualmente serve de modelo para outras entidades da categoria. 

Ela oferece apoio às empresas com informações, consultas, palestras, consultoria jurídica, entre outros serviços, e tem como missão promover e fomentar o crescimento das empresas do transporte rodoviário de cargas, desenvolvendo propostas operacionais e econômicas.

Importância para o setor: Os sindicatos são aliados importantes para garantir que as empresas e os trabalhadores estejam bem informados e protegidos em suas atividades.

Manter-se informado e em conformidade com as normas dos órgãos regulatórios é essencial para o sucesso no transporte rodoviário de cargas. Além de evitar penalidades, seguir as diretrizes desses órgãos garante operações mais seguras e eficientes.

Rapidinhas do Target Bank

Quais são as multas mais comuns nas rodovias brasileiras? 

Nenhum gestor que ouvir essa palavra, mas multas infelizmente existem e precisamos estar preparados para geri-las. Infrações podem ocorrer por diversos motivos, sejam eles mais graves ou até mesmo uma falta de atenção do motorista.  As mais comuns são: 

  • Excesso de peso; 
  • Falta de documentação obrigatória; 
  • Não antecipação do Vale-Pedágio Obrigatório; 
  • Excesso de velocidade; 
  • Não usar o cinto de segurança. 

Esteja atento as leis e determinações dos órgãos regulatórios e evite dores de cabeça. 

Como se manter informado sobre as normas publicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)? 

A ANTT publica novas normas todos os anos, e muitas delas têm impacto direto sobre a atuação das empresas de transporte e logística. São normas que regulam condições dos veículos, horários e vias de tráfego, piso e condições de remuneração dos condutores, entre outros pontos.  

Como ficar por dentro? 

  • Através da plataforma ANTTLegis, que reúne tudo o que já está em vigor; 
  • E da Agenda Regulatória da ANTT, que registra o andamento dos processos para aprovação de novos marcos regulatórios.

Como funciona a lei do descanso para o caminhoneiro? 

Popularmente conhecida como Lei do Descanso ou Lei do Descanso Caminhoneiro, determina paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia seguidas na condução de caminhões. 

A cada 24 horas, o condutor deve descansar 11 horas e apenas oito horas podem ser ininterruptas ao volante. Além disso, o motorista precisa parar por uma hora nessa mesma jornada para se alimentar. 

Para terem maior lucratividade, muitos motoristas se submetem à uma jornada que pode representar risco, realizando um maior número de viagens. Correndo o risco de ser multado em R$ 130,16 além de acrescentar 4 pontos na CNH, o veículo também poderá ser retido até que o tempo de descanso seja devidamente cumprido. 

Antes de tudo, deve-se prezar pela saúde e segurança!  

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Seguro de carga é obrigatório?
Target Log
Target Bank

Seguro de carga é obrigatório?

Este post é pra você que tem dúvidas sobre contratação de seguro de carga! Quais são obrigatórios? De quem é a responsabilidade de contratação? Dentre outras dúvidas.

Leia mais
O piso mínimo de frete é uma taxa mínima que deve ser cobrada por entregas, de forma a cobrir os principais custos dos transportadores.
Target Truck
Target Bank

Piso mínimo de frete no Brasil

O piso mínimo de frete é uma taxa mínima que deve ser cobrada por entregas, de forma a cobrir os principais custos dos transportadores. 

Leia mais
A tecnologia do Free Flow, recentemente autorizada em território nacional, está revolucionando o transporte rodoviário de cargas e frotas no Brasil. O Free Flow já é utilizado em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, China, Chile e agora Brasil.
Target Log
Target Bank

Free Flow está presente em várias rodovias do Brasil

A tecnologia do Free Flow, recentemente autorizada em território nacional, está revolucionando o transporte rodoviário de cargas e frotas no Brasil. O Free Flow já é utilizado em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, China, Chile e agora Brasil.

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC

Contratantes
Transportadoras
Rede Credenciada

(21) 3500-5111

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter