Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório não pode mais ser feito com cartões

A partir de 31 de dezembro de 2024, o pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório com cartão chip moedeiro não será mais aceito, apenas sistemas eletrônicos, como TAGs homologadas, serão aceitos, mudança implementada pela Resolução n.º 6.044 da ANTT.

Desde 31 de dezembro de 2024, o pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório com cartão chip moedeiro não será mais aceito. Apenas sistemas eletrônicos homologados, como tags de pagamento eletrônico e a tecnologia de leitura automática de placas (OCR), poderão ser utilizados, conforme a Resolução n.º 6.044 da ANTT.

Em 2024, o pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório passou a ser realizado exclusivamente por meios eletrônicos, reforçando a modernização e a padronização dos processos no setor de transporte rodoviário de cargas.

O cartão chip moedeiro funcionava como um cartão pré-pago para meios de pagamento eletrônico, geralmente utilizado para custear despesas relacionadas às operações de transporte, como o Vale-Pedágio Obrigatório e demais despesas de viagem. Com a nova regulamentação, esse modelo deixa de ser aceito, dando lugar a soluções mais modernas, automatizadas e integradas.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres determinou que cartões e outros métodos manuais de pagamento deixem de ser válidos para o Vale-Pedágio Obrigatório, exigindo que as empresas adotem sistemas de passagem automática, como tags eletrônicas e leitura automática de placas (OCR).

A mudança vale tanto para pedágios tradicionais quanto para os de tecnologia Free Flow, garantindo mais agilidade, segurança, transparência e eficiência operacional nas operações de transporte.

Continue neste artigo do Blog do Trecho para ficar por dentro das mudanças!

Novas regras da Resolução n.º 6.044

Além do pagamento de vale-pedágio se tornar obrigatório via tags de pagamento eletrônico, houve mudança na cobrança do Free Flow e da isenção de eixos suspensos.

  • Cobrança no Sistema Free Flow: O vale-pedágio poderá ser antecipado em rotas que preveem o sistema Free Flow. Dessa forma, é possível evitar cobranças adicionais durante o caminho e ainda facilita o planejamento de custos para as transportadoras.
  • Isenção para Eixos Suspensos: Com o objetivo de tornar a forma de pagamento mais justa e reduzir custos para as empresas de transporte, os veículos que trafegam com eixos suspensos vão estar isentos do pagamento do pedágio referente a esses eixos.

Como utilizar Tag para Pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório?

A tag funciona por meio de identificação por radiofrequência (RFID). Quando o veículo se aproxima da praça de pedágio, a antena na cabine detecta o sinal emitido pela tag e a cancela se abre automaticamente. 

Já a leitura automática de placas (OCR) permite a identificação do veículo sem a necessidade de tag física. Por meio de câmeras inteligentes, o sistema reconhece a placa e realiza a cobrança de forma automática, prática e segura, solução ideal para operações com maior flexibilidade.

O pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório por tags e OCR oferece diversas vantagens: 

  • Agilidade na transação
  • Economia de tempo e combustível
  • Controle financeiro detalhado 
  • Total conformidade com a legislação vigente

O Hub de Pedágio do Target Bank integra todas as tags homologadas do mercado:  Veloe, Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Taggy Edenred e Taggy Sicoob, além da tecnologia de leitura automática de placas. Isso garante ampla cobertura, inclusive no sistema Free Flow, tornando a operação mais flexível e eficiente.

Para frotas terceirizadas, o embarcador pode pagar o pedágio obrigatório diretamente na tag utilizada pelo transportador ou via OCR , de forma ágil e segura. Já para frota própria, além do uso da tag, o transportador também pode carregar os valores na conta corporativa, permitindo que o motorista utilize os recursos nas despesas gerais e com pedágios, com controle preciso e detalhado.

Esses benefícios são ainda mais relevantes para empresas que contratam frete e que, com as novas regras, não poderão mais utilizar o cartão chip moedeiro.

Um gerenciamento eficiente dos pedágios, agora com tags e leitura automática de placas, contribui para uma gestão financeira mais eficaz, otimização de benefícios fiscais e evita problemas futuros ou multas.

Quer entender ainda mais sobre as vantagens do Hub de Pedágio e tags? Nosso time está pronto para te atender, entre em contato: comercial@targetbank.com.br. 

Para continuar recebendo artigos importantes sobre o setor de transporte de cargas, acompanhe o Instagram do Target Bank e o Blog do Trecho!

Letícia Galvão | Coordenadora de Marketing

Letícia Galvão | Coordenadora de Marketing

Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e formada em Publicidade e Propaganda. Com vasta experiência no modal rodoviário, atua há mais de 10 anos com comunicação e marketing, liderando projetos em growth, estratégia de marketing para máquina de vendas, branding, comunicação institucional, trade marketing, marketing digital para produtos B2B e B2C, mapeamento da jornada do cliente e régua de comunicação.

Publicado em 04/12/2024 | Última atualização: 22/01/2026

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de: