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O supply chain pode aumentar a qualidade das entregas de carga

O supply chain pode aumentar a qualidade das entregas de carga

Supply chain é um termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos”, se refere aos processos pelos quais passam os produtos, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final. 

Um assunto muito importante para a logística do Transporte Rodoviário de Cargas, que se tornou comum para empresas que buscam por máxima eficiência nas suas operações internas para entregar o melhor aos clientes.

Continue neste artigo do Blog do Trecho para ficar por dentro do assunto.

Qual é a ligação entre supply chain e logística?

Os conceitos de logística e supply chain estão sempre associados no que diz respeito ao gerenciamento e processos internos das empresas. Mas, as etapas dos processos desde a produção, estoque e entrega variam conforme cada empresa.

O SCM, Supply Chain Management, ou gerenciamento de cadeia de suprimentos, passou a existir a partir da Logística integrada. A principal função é assegurar uma integração eficiente entre todas as etapas do supply chain, que envolve todas as etapas da vida de um produto: compra de matéria prima, produção, estoque, entrega aos consumidores. 

Quando o Supply Chain é bem aplicado, as empresas conseguem reduzir custos nas fases de produção, inovar nos processos e entregar produtos com mais qualidade.

O processo Supply Chain leva em conta setores mais estratégicos da empresa, como: Compras, Comercial, Marketing, Armazenamento e até o RH. Considerando que o cenário de alinhamento entre todos os setores contribuem para a entrega do produto.

A integração entre os setores envolvidos deve ser fundamental, portanto, é preciso que haja sincronia para seguir o fluxo das transações. Ferramentas de gestão e inteligência de negócios podem resolver ou diminuir esses conflitos internos.

Quais são os pilares do supply chain?

Uma vez alinhada, sua gestão pode resultar em vários benefícios práticos para a empresa e clientes. O supply chain possui pilares fundamentais para as empresas de transporte, são eles:

1- Planejamento

  • compra de estoque;
  • previsão de demandas e vendas;
  • transporte dos produtos;
  • canais de distribuição;
  • devolução de mercadorias e descarte.

2- Compras

  • qualidade dos fornecedores;
  • custo das matérias-primas;
  • tempo de entrega.

3- Fabricação

  • evitar desperdícios;
  • melhorar o aproveitamento dos materiais;
  • produzir o necessário.

4- Last Mile

  • Última etapa de transporte;
  • redes de distribuição;
  • controle de armazenamento;
  • processamento de pedidos;
  • transporte e entrega das mercadorias.

5 – Fiscalização dos indicadores de performance

  • Indicadores de performance como: velocidade de produção, qualidade de produtos e serviços, satisfação de clientes, capacidade de inovação, tempo de entrega dos produtos, custos compatíveis.

6- Integração dos fluxos de dados

  • Obter dados diários das empresas
  • Programar envios e recebimentos de uma maneira integrada com todas as etapas do processo.

O processo funciona como uma forma prática de identificar as necessidades e o funcionamento de um segmento. Tendo como desafio, ser analítico e responder de forma imediata ao consumidor.

Uma das principais funções dessa gestão é servir de base para a estruturação de um processo estratégico de análise de demandas e de mercado, para permitir que a empresa qualifique e crie cálculos precisos para medir o seu potencial operacional e a capacidade logística. Além disso, prevê gargalos ou escassez de matéria-prima. 

A modernização dos métodos na empresa, como utilizar um espaço virtual para visualizar os dados e disponibilizá-los para diferentes setores, ajuda a criar um alinhamento interno eficaz. E dessa forma, é possível agir de forma eficiente na resolução de problemas e trazer um maior retorno financeiro.

As estratégias logísticas influenciam no projeto do produto, nas parcerias, na seleção de fornecedores e em outros processos muito importantes do negócio. Por isso, o conceito de Supply Chain precisa ser conhecido e colocado em prática para garantir os melhores resultados de uma empresa de transporte. 

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