Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking | Acesso ao Target TMPay

Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Como manter o fluxo de caixa do posto de combustível saudável

Fluxo de caixa saudável

Você sabe o que é fluxo de caixa? Hoje vamos falar sobre o assunto, que nada mais é do que o movimento de entradas e saídas de dinheiro do negócio, ou seja, tudo que é pago e os lucros por exercer cada atividade. 

Entre as variações de preços, concorrência acirrada e as margens de lucro apertadas, manter o negócio rentável exige atenção constante a diversos detalhes. Organizar o fluxo de caixa é fundamental para todos os tipos de empresa, incluindo os postos de combustíveis.

Um dos erros mais comuns em um posto é generalizar os gastos e os recebimentos. Afinal, existem vários tipos de receita e despesas que vão além dos próprios combustíveis, como:

  • Estoque e serviços das lojas de conveniência;
  • Venda de peças;
  • Trocas de óleo;
  • Taxas das máquinas de cartão;
  • Salário dos funcionários.

Por isso, não basta simplesmente saber se está recebendo mais do que gastando, é necessário entender como o dinheiro está sendo usado. Para manter um histórico de todas essas movimentações financeiras e saber exatamente de onde vem cada pagamento ou depósito, é importante manter o fluxo de caixa organizado.

Software de gestão traz facilidades

Criar categorias facilita a identificação de alguma movimentação anormal, um software de gestão pode ajudar nesse controle. Um exemplo é o Target TMPay, o meio de pagamento que possui integração com os maiores sistemas ERP’s de gestão do mercado que te ajuda a sair na frente.

O Target TMPay auxilia no controle financeiro das vendas, possibilita acordos com transportadoras e ainda oferece cashback aos caminhoneiros que usam a Target Conta Digital, é uma excelente forma de fidelizá- lo ao posto, ou seja, o sistema te ajuda a promover um maior relacionamento com todos os envolvidos no mercado de transporte.

Além de facilitar a gestão do fluxo de caixa, todas as transações são realizadas de forma digital e com mais segurança. Afinal, movimentar dinheiro em espécie é uma atividade bastante arriscada.

Confira nossas dicas para um fluxo de caixa saudável

1- Registre todas as movimentações financeiras do posto de combustível. Contas a pagar e a receber, gastos fixos e variáveis, independentemente da movimentação que for feita, por menor que seja, é necessário uma atualização e pode te poupar de futuros imprevistos.

2- Tenha controle dos dados citados acima, vai ser útil na hora de tomar uma decisão, criar um planejamento e, sobretudo, analisar o desempenho da empresa.

3- Olhe para os números, acompanhe todas as movimentações e comece a determinar de quanto em quanto tempo será feita uma análise.

O fluxo de caixa mede a saúde financeira do seu posto. Se você só olhar para ele de vez em quando, pode não perceber um problema, porém, se você monitora regularmente, consegue identificar erros rapidamente e tomar medidas para corrigi-los.

Ao definir esse período de análise estratégica dos dados, os registros certamente se manterão mais organizados e ficará mais fácil acompanhar de perto o desenvolvimento do posto. Temos uma planilha gratuita que vai te ajudar nesse processo!

4- Vendas a prazo ainda não são vendas recebidas, cuidado! A contabilidade dos números deve ser feita quando o dinheiro efetivamente cair na conta. Pagamentos e recebimentos parcelados, por exemplo, devem ser registrados somente a cada parcela.

5- Faça um planejamento futuro de curto, médio e longo prazo. É importante pensar no futuro, envolver os funcionários no processo, criar metas e analisar o que é melhor para o seu negócio.

Um fluxo de caixa saudável é sinal de que o posto de gasolina está indo bem, isso pode atrair mais investidores e fazer com que as pessoas confiem no seu negócio.

No nosso canal do YouTube você encontra mais informações sobre o assunto, confira!

Quer contratar o sistema de gestão para posto de combustível que possui integração com os maiores sistemas de gestão de postos do mercado? Clique aqui e conheça o Target TMPay.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Maio Amarelo e os cuidados no transporte de cargas - Target Bank
Target Log
Target Bank

Maio Amarelo e os cuidados no transporte de cargas

Maio Amarelo é um movimento de conscientização sobre a segurança no trânsito, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos mais seguros nas vias públicas. Um assunto importante para os envolvidos no transporte de cargas. 

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

SAC Rede Credenciada
Target TMPay

(21) 3995-3495
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter