Você sabe o que é fluxo de caixa? Hoje vamos falar sobre o assunto, que nada mais é do que o movimento de entradas e saídas de dinheiro do negócio, ou seja, tudo que é pago e os lucros por exercer cada atividade.
Entre as variações de preços, concorrência acirrada e as margens de lucro apertadas, manter o negócio rentável exige atenção constante a diversos detalhes. Organizar o fluxo de caixa é fundamental para todos os tipos de empresa, incluindo os postos de combustíveis.
Um dos erros mais comuns em um posto é generalizar os gastos e os recebimentos. Afinal, existem vários tipos de receita e despesas que vão além dos próprios combustíveis, como:
- Estoque e serviços das lojas de conveniência;
- Venda de peças;
- Trocas de óleo;
- Taxas das máquinas de cartão;
- Salário dos funcionários.
Por isso, não basta simplesmente saber se está recebendo mais do que gastando, é necessário entender como o dinheiro está sendo usado. Para manter um histórico de todas essas movimentações financeiras e saber exatamente de onde vem cada pagamento ou depósito, é importante manter o fluxo de caixa organizado.
Software de gestão traz facilidades
Criar categorias facilita a identificação de alguma movimentação anormal, um software de gestão pode ajudar nesse controle. Um exemplo é o Target TMPay, o meio de pagamento que possui integração com os maiores sistemas ERP’s de gestão do mercado que te ajuda a sair na frente.
O Target TMPay auxilia no controle financeiro das vendas, possibilita acordos com transportadoras e ainda oferece cashback aos caminhoneiros que usam a Target Conta Digital, é uma excelente forma de fidelizá- lo ao posto, ou seja, o sistema te ajuda a promover um maior relacionamento com todos os envolvidos no mercado de transporte.
Além de facilitar a gestão do fluxo de caixa, todas as transações são realizadas de forma digital e com mais segurança. Afinal, movimentar dinheiro em espécie é uma atividade bastante arriscada.
Confira nossas dicas para um fluxo de caixa saudável
1- Registre todas as movimentações financeiras do posto de combustível. Contas a pagar e a receber, gastos fixos e variáveis, independentemente da movimentação que for feita, por menor que seja, é necessário uma atualização e pode te poupar de futuros imprevistos.
2- Tenha controle dos dados citados acima, vai ser útil na hora de tomar uma decisão, criar um planejamento e, sobretudo, analisar o desempenho da empresa.
3- Olhe para os números, acompanhe todas as movimentações e comece a determinar de quanto em quanto tempo será feita uma análise.
O fluxo de caixa mede a saúde financeira do seu posto. Se você só olhar para ele de vez em quando, pode não perceber um problema, porém, se você monitora regularmente, consegue identificar erros rapidamente e tomar medidas para corrigi-los.
Ao definir esse período de análise estratégica dos dados, os registros certamente se manterão mais organizados e ficará mais fácil acompanhar de perto o desenvolvimento do posto. Temos uma planilha gratuita que vai te ajudar nesse processo!
4- Vendas a prazo ainda não são vendas recebidas, cuidado! A contabilidade dos números deve ser feita quando o dinheiro efetivamente cair na conta. Pagamentos e recebimentos parcelados, por exemplo, devem ser registrados somente a cada parcela.
5- Faça um planejamento futuro de curto, médio e longo prazo. É importante pensar no futuro, envolver os funcionários no processo, criar metas e analisar o que é melhor para o seu negócio.
Um fluxo de caixa saudável é sinal de que o posto de gasolina está indo bem, isso pode atrair mais investidores e fazer com que as pessoas confiem no seu negócio.
No nosso canal do YouTube você encontra mais informações sobre o assunto, confira!
Quer contratar o sistema de gestão para posto de combustível que possui integração com os maiores sistemas de gestão de postos do mercado? Clique aqui e conheça o Target TMPay.