Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking Logística | Rede Credenciada

Como ter organização financeira e sair das dívidas

Como ter organização financeira e sair das dívidas

Você já se perguntou como ter organização financeira?

Temos certeza que você já escutou alguém falar que é muito importante economizar, que é fundamental ter uma reserva financeira para aqueles momentos mais apertados.

E você sempre fica pensando: “Com o que eu ganho, mal consigo pagar as contas.”

Sim, pra você que já tem um sonho há algum tempo mas ainda não o colocou em prática.

Fica aqui até o final que vamos te dar cinco dicas práticas que vão te ajudar muito.

Vamos lá.

Bom, vamos começar com uma pergunta: qual é a importância da educação e para uma pessoa e como ter organização financeira a partir disso?

A resposta certamente está nos vários benefícios que esta pessoa, ao ser educada financeiramente, vai obter. 

Já parou pra pensar em quanta gente hoje em dia está endividada? São muitas. Mas a pessoa que buscou uma educação financeira, certamente vai estar preparada para enfrentar os desafios que são impostos a todos nós ao longo da vida. Uma pessoa educada financeiramente é mais preocupada com as suas finanças, com as finanças da família como um todo, provavelmente tem o hábito de poupar, pensar na aposentadoria.

Enfim, podemos concordar que a educação financeira só traz benefícios.

Uma coisa garantimos: aprender a poupar e saber como ter ​​organização financeira nunca foi tão importante.

Diante de um mundo instável, com oscilações econômicas, o brasileiro tem passado por momentos de ansiedade e incertezas, especialmente com o trabalho.

Portanto, este é o melhor momento para rever esses antigos hábitos, mudar a estratégia e economizar. 

E para isso, vamos te dar 5 dicas valiosas que vão te ajudar a aprender como ter organização financeira, ou no mínimo, te colocar para refletir e pensar. Esperamos que estas dicas te ajudem de verdade.

É muito importante que você entenda sobre a importância de poupar e investir. Afinal, é desenvolvendo essa consciência que você se sentirá empolgado para manter essa jornada. 

Muitas pessoas acham que economizar é algo muito difícil, complicado e que só quem ganha muito dinheiro consegue fazer isso. Mas, temos visto que é essencial poupar ao menos um pouquinho todos os meses. Esse é o essencial sobre como ter organização financeira.

Não importa se você é assalariado ou autônomo.

A primeira dica como ter organização financeira é: Faça um pequeno controle dos seus gastos.

Anote todos os pagamentos que recebe e todas as despesas do mês. Você precisa saber os seus custos fixos.

Custos fixos são aquelas contas que você tem que pagar todos os meses, sem falta. Ou seja, você precisa saber quanto dinheiro precisa ter para passar o mês no positivo.

Isso é muito importante pra como ter organização financeira.

Além disso, verifique também as suas dívidas, uma conta atrasada, uma parcela em aberto. Se você tiver dívidas em aberto, comece a planejar um modo de negociar todas elas para poder se planejar e conseguir quitá-las.

Após analisar tudo isso, você vai conseguir fazer um balanço financeiro e perceber se está gastando mais do que ganha ou se não tem guardado dinheiro devido a gastos desnecessários.

E falando em gastos desnecessários, a segunda dica é:

Evite gastar com coisas irrelevantes

Já que agora você entendeu a relação do quanto você ganha versus o quanto você gasta, chegou a hora de verificar o que é dispensável e pode ser eliminado da sua lista de despesas.

Por exemplo: vamos imaginar que você saia todos os finais de semana e gaste 100 reais em cada saída. Isso já são 400 reais por mês. Se você optasse por reduzir as saídas e saísse apenas duas vezes por mês, você já conseguiria economizar 200 reais.

E é exatamente nessa linha que vamos te levar pra dica de número 3:

Como ter organização financeira: pense a longo prazo

Ou seja, faça contas a longo prazo.

Vamos lá: voltando no exemplo anterior das saídas aos finais de semana, duas saídas por mês são 200 reais. Ao longo de um ano, são 2 mil e quatrocentos reais. Ao longo de 10 anos, são 24 mil reais. Entende? 

Agora que você percebeu a lógica, aplique esse conceito em cima de outros gastos do seu orçamento. Temos certeza que você vai achar espaço para economizar.

A minha próxima dica para você é:

Defina as suas prioridades e foque nelas

É extremamente fundamental que você tenha metas e objetivos na vida. Afinal, por que você quer poupar o seu salário e aprender como ter organização financeira? Para fazer uma viagem daqui a um ano? Ou você deseja quitar as suas dívidas à vista em 6 meses? Ou você quer juntar para ter uma aposentadoria mais tranquila? 

É importante que você tenha total clareza das suas prioridades.

Quando a gente não define nossas prioridades, metas e sonhos, ficamos vulneráveis ao modelo de consumo que observamos nas ruas. Temos a predisposição de gastar com o que desejamos e não com o que precisamos ou sonhamos. 

Essa é a psicologia do consumo hoje em dia, bombardear você de coisas que podem despertar o seu desejo.

Você está no controle quando passa a entender a diferença entre desejo e necessidade e começa a focar nos seus objetivos.

Por que senão, o que acontece? Você vai gastar o seu dinheiro em coisas que, em pouquíssimo tempo, você vai perceber que não tem nada a ver com você. Porque essas coisas que você comprou tem a ver com essas outras pessoas.

Portanto, buscar essa clareza vai fazer você entender que precisa de muito menos do que imagina pra ser feliz. E isso certamente vai te ajudar a poupar.

Vamos pra nossa dica final?

Aprenda a aplicar o dinheiro guardado

Saiba como ter organização financeira e busque ajuda em canais de vídeos, como nossa trilha educativa para caminhoneiros com o planejamento financeiro lá no YouTube. Leia livros sobre este tema. 

A grande dica para começar é: Saber o que é uma reserva financeira

Uma reserva financeira pode ser calculada de diversas maneiras, mas nossa sugestão para você é imaginar que você precisa de 6 meses de autonomia financeira.

E o que isso significa? Saber o quanto você precisa para viver por mês e multiplicar esse valor por 6. Essa seria sua reserva financeira. 

Nesta reserva, você precisa guardar em algum tipo de investimento que você possa, em caso de necessidade, lançar mão desse dinheiro rapidamente. Geralmente, quando você faz uma reserva financeira, o rendimento dela não é tão alto, justamente por causa dessa estratégia de poder pegar esse dinheiro a qualquer momento.

Aqui no Target Bank, temos algumas aplicações bem específicas para essa finalidade. Até quando você não faz nenhum tipo de aplicação, o dinheiro na Conta Digital vai rendendo enquanto você pensa o que fazer de melhor com ele, ou seja, rende 90% do CDI.

Agora vamos supor que você já tenha feito sua reserva financeira, que você tá tranquilo para o caso de uma contingência financeira. Bem, então tá na hora de pensar mais no longo prazo. É chegado o momento que você precisa definir um investimento que vai te dar um retorno financeiro maior enquanto ele dorme aplicado, aí entra uma parceria que temos com a Órama, uma empresa séria, líder de mercado, que democratizou no Brasil o acesso aos melhores investimentos, combinando qualidade com rentabilidade, sempre de forma transparente e com uma equipe qualificada, com foco nos seus objetivos. 

Para isso, para saber como ter organização financeira, procure saber mais sobre as aplicações disponíveis.

Dito tudo o que falamos, se o seu intuito é poupar, eu vou te dar uma segunda sugestão: invista o seu dinheiro em um produto com baixo risco e liquidez alta, ou seja, acesso fácil ao dinheiro, a qualquer momento, e sem sustos.

Com a nossa Target Conta Digital, esposas, maridos e filhos maiores de idade também podem abrir suas contas, contando com todas as facilidades que só a nossa conta digital pode oferecer. E o melhor de tudo: de forma gratuita.

Ou seja, você não paga nada para abrir, não paga nada para manter e também não paga nada para transferir entre Target Contas. Por isso que nós somos, com muito orgulho, o verdadeiro “Banco do Caminhoneiro”.

Então, não perca tempo e crie sua conta clicando aqui. O Target Bank sabe que o Brasil anda sobre rodas, e nós estamos aqui para ajudá-las a girar.Se você gostou desse conteúdo, não deixe de se inscrever aqui no nosso canal do YouTube. Temos diversos vídeos que vão te ajudar no dia a dia, com dicas práticas e sugestões que podem transformar a sua vida e a do seu negócio e te ensinar a como ter organização financeira.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Seguro para frota
Target Log
Target Bank

Seguro para frota: o que você precisa saber

Seus motoristas até podem estar bem instruídos e conscientes na prática da direção defensiva, mas o seu veículo ainda está sujeito a outros riscos. Por isso a contratação de seguro para frota é essencial para sua empresa!

Leia mais

Target Bank

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

O Target Bank não realiza qualquer atividade privativa de instituições financeiras, como financiamentos e/ou empréstimos. Essas operações são realizadas por meio de agentes bancarizadores parceiros que são devidamente autorizados pelo Banco Central do Brasil (Bacen) a atuarem como credores em favor de terceiros.

Informações complementares referentes ao Empréstimo: valor mínimo R$1.000,00 e máximo de R$2.000.000,00. Prazo de pagamento de 1 a 60 meses. Taxa de juros pode variar de 1,29% a.m. a 4,50% a.m. Antes de contratar sua linha de crédito, consulte custo efetivo total, as taxas de juros, tributos, tarifas, pagamentos a terceiros, seguros e demais condições específicas.
Exemplo: Empréstimo de R$190.000,00 para pagar em 30 dias, com juros de 1,59% a.m., CET de 28,3783% ao ano, índice de correção monetária: prefixado, juros de R$3.036,27, IOF de $960,53 e total a pagar de R$193.996,80.”