Central de Ajuda – Target Bank

Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking Logística | Rede Credenciada

Tire suas dúvidas sobre o Target Log!

Dúvidas sobre nossos serviços financeiros para a Gestão de Frota, seja própria ou terceirizada? Confira o conteúdo que preparamos para te ajudar!

Home - Target Log - Qual a diferença entre Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) e CIOT?

Qual a diferença entre Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) e CIOT?

O Pagamento Eletrônico de Frete – ou seja, PEF – é a forma instituída pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, para o pagamento do frete ao caminhoneiro, como alternativa aos métodos de pagamentos informais e até mesmo ilegais. O PEF deverá ser realizado por uma Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete – IPEF, previamente habilitada pela ANTT.

Por sua vez, o Código Identificador da Operação de Transporte – ou seja, o CIOT, é o código numérico obtido por meio do cadastramento e registro da operação de transporte nesses sistemas específicos que eu mencionei anteriormente.

Feita a diferenciação desses dois termos, é importante destacar que todas as operações de transporte sujeitas à regulamentação da Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete do Transporte Rodoviário de Cargas deverão ser cadastradas, com a correspondente geração do CIOT.

Agora que você sabe que o CIOT é obrigatório, você pode estar se perguntando: mas quem é que deve cadastrar o CIOT e gerar essa numeração? Bom, os responsáveis por essa operação são todos os contratantes de serviço de transporte rodoviário de cargas que fazem a contratação de um transportador autônomo de cargas, que chamamos de TAC, ou equiparados a TAC para realizar o serviço de transporte. Isso quer dizer que embarcadores e empresas de transporte que contratam um transportador autônomo para realizar um serviço de frete são os responsáveis pela geração do CIOT.

Portanto, seja pessoa física ou jurídica, ao contratar um serviço de transporte de cargas deverão cadastrar a operação e gerar o CIOT para seguir todas as regras criadas para o equilíbrio contratual dessas operações logísticas. Veja mais sobre a solução do Target Bank que garante a formalização do serviço e a operação de frete dentro da lei e ainda ajuda com apoio financeiro, para dar o fôlego necessário para a realização dos serviços de transporte.

Não encontrou a resposta para a sua dúvida?

Pergunta pra gente ;)