Engenharia Social:
Ela é utilizada para definir ataques que se utilizam da fragilidade emocional humana para acontecer e, por esses princípios que o fator humano se torna uma parte tão importante no processo de segurança de dados, pois é difícil imaginar sua eficiência sem pensar na importância das pessoas e em sua vulnerabilidade como alvos.
A Engenharia Social explora emocionalmente suas vítimas, testando diversas iscas até ativar o gatilho que vulnerabiliza o alvo. Ela também poderá se aproveitar de temas atuais, promoções imperdíveis ou falsos anúncios de premiações, devido ao fato de alguns ataques exigirem pouco ou nenhum conhecimento técnico. A engenharia social também pode acontecer sem a necessidade de dispositivos eletrônicos, a abordagem no caso é conhecida como no-tech hacking, quando a vítima se dá conta da comunicação suspeita, o criminoso pode já ter colhido as informações necessárias para uma tentativa de ataque.
O engenheiro social utiliza muito bem o recurso ao criar campanhas de doações falsas, descontos fora do comum que serão revertidos em prol de alguma causa etc. Tudo deve ser feito rapidamente, as ofertas são irrecusáveis e a sensação de urgência torna-se protagonista e o golpe acontece.
É importante que todos sejam conscientizados não apenas sobre as medidas a serem tomadas na rotina, mas como prevenção.
Nós tomamos todas as medias de segurança por aqui. Fique tranquilo!