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6 passos para a organização financeira da sua empresa

Organização financeira empresarial

A organização financeira da sua empresa é chave para o crescimento e manutenção do seu negócio. Ter um bom controle sobre as finanças é essencial para obter lucro e investir em melhorias, como a renovação da frota. Além de evitar desequilíbrios e desperdícios.

Algumas atitudes básicas podem levar a uma organização financeira eficiente e organizada. Nós listamos 6 passos para lhe guiar nessa tarefa.

Passo 01: Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo é para alcançar a organização financeira colocar no papel todos os gastos e rendimentos da sua empresa. É necessário definir um orçamento anual e começar a cortar gastos desnecessários. Possuir reservas e economias, não deixar pequenas despesas em segundo plano. E, sobretudo, conhecer bem seus prazos.

É importante fazer um acompanhamento recorrente desse planejamento e, havendo necessidade, fazer ajustes para manter a saúde financeira da sua empresa.

Passo 02: Não misture contas pessoais e empresariais

Essa é uma dica comum a todos os empresários, independentemente da sua área de atuação. 

Muito comum em pequenas empresas e empresas familiares, esse erro pode criar uma co-dependência entre as duas áreas. Além de ajudar no crescimento de todas as partes envolvidas, separar as contas ajuda na transparência financeira da empresa.

Ou seja, para garantir sua organização financeira, separe seus gastos pessoais dos gastos da empresa! Para saber como ter mais organização financeira e sair de dívidas, veja este post aqui do nosso blog.

Passo 03: Mantenha o fluxo de caixa positivo

Saiba administrar seu capital de giro. Analisar o fluxo de caixa e prever um crescimento ao longo do tempo é essencial para antecipar e lidar com problemas futuros.

Se possível, planeje um fluxo de caixa suficiente para 6 meses de operação, no mínimo. Além de útil durante períodos de sazonalidade, será importante para momentos de crise, como a vivida durante a pandemia do coronavírus.

Passo 04: Tenha um bom sistema de gestão

É importante otimizar a parte operacional do seu negócio. Além da gestão de fornecedores e de pessoal, a gestão de rotas e cargas também necessita de atenção. 

As soluções tecnológicas podem ajudar nessa etapa da gestão. Gerando mais segurança de que motorista, caminhão e carga chegarão ao seu destino sem grandes problemas, com o menor custo necessário para sua operação.

Passo 05: Tome cuidado com limites de crédito e dívidas

É comum a utilização de empréstimos e financiamentos na gestão de empresas de transporte. Os gastos para renovação de frota, por exemplo, são muito altos.

Para garantir sua organização financeira, é muito importante estar atento às dívidas junto às instituições financeiras e de tributos. Juros e multas podem ser um problema se houver atrasos na quitação das dívidas.

Aqui, o ideal é você planejar com antecedência seus investimentos de expansão, e buscar instituições financeiras que te proporcionem crédito a baixos juros e condições flexíveis.

Buscando potencializar o setor logístico cada vez mais, nós contamos com uma linha especial de Crédito PJ para ajudar a sua empresa a cumprir os desafios do dia a dia, seja com vale-pedágio obrigatório, combustível ou até mesmo as despesas do dia a dia.

Passo 06: Busque apoio especializado

Ter uma boa assessoria contábil é de suma importância para a organização financeira da sua empresa.

Além de entender a legislação tributária e manter a empresa dentro dos parâmetros legais, o profissional adequado fará a melhor organização das contas. Assim, mantendo em dia a saúde do seu negócio.

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