Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking Logística | Acesso ao Target TMPay

Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Logística 4.0 ajuda a reduzir custos e aumentar a produtividade da frota

Logística 4.0

A Logística 4.0 se originou da indústria 4.0, que envolve o uso de tecnologias para otimizar processos, neste caso, os logísticos, tornando-os mais práticos e eficientes. Esse modelo de integração tecnológica está ganhando cada vez mais espaço na produção de diversas áreas operacionais e na logística não poderia ser diferente.

Vem entender mais sobre o assunto e como pode facilitar a gestão da frota.

Qual é o objetivo da Logística 4.0?

A Logística 4.0 busca aumentar a produtividade, eficiência e reduzir os custos das operações logísticas, por meio da automação e inteligência dos processos. 

É uma forma de facilitar o trabalho dos gestores e melhorar a experiência do cliente, com entregas mais rápidas e personalizadas. Além de permitir o controle e a análise dos dados em tempo real que facilitam a tomada de decisões e a resolução de problemas.

É necessário ressaltar que esse formato de trabalho exige habilidades e conhecimentos atualizados dos profissionais logísticos. Sendo assim, é preciso investir em capacitação e promover a adaptação frente às novas tecnologias, para garantir o uso assertivo dessas ferramentas em favor da empresa.

Algumas outras vantagens competitivas, são:

1- Redução de perdas

Ajuda a reduzir as perdas de matéria-prima, produtos e até mesmo de veículos da frota. Além de diminuir os gastos com combustível.

2- Informação em tempo real

Acesso a sistemas completos que controlam o processo produtivo e logístico. São dados que podem ser incorporados à estratégia e enriquecer a análise de desempenho logístico.

Um software que te ajuda no processo da logística da frota própria ou terceirizada, é o Target Log, para gestão de despesas, combustível e burocracias das entregas. Soluções inovadoras projetadas para melhorar a eficiência, produtividade e o desempenho do seu negócio.

3- Sustentabilidade

A sustentabilidade vem ganhando ainda mais espaço no meio corporativo. E além do melhor controle operacional do fluxo de entregas, é possível ter uma redução na emissão de poluentes por meio de rotas mais eficientes, através do uso de mapas de inteligência artificial para rotas otimizadas.

A logística 4.0 está em constante evolução, e as empresas que forem a favor dessa transformação estarão melhor posicionadas para enfrentar os desafios e se beneficiarem das oportunidades oferecidas pela era digital que estamos vivendo.

Importância da manutenção 4.0 para a logística 

A manutenção evoluiu e precisa ser vista como um setor que caminha em conjunto com as metas de crescimento da empresa, ainda mais quando se fala de transporte de cargas. O uso das novas tecnologias na manutenção tem o objetivo de evitar paradas inesperadas nos equipamentos e garantir manutenções mais rápidas, refletindo na rentabilidade dos negócios.

Algumas vantagens da Manutenção 4.0, são:

  • Redução de custos com compra de peças e do tempo de manutenção;
  • Manutenções preventivas e planejadas;
  • Manutenções preditivas, por meio de sensores e sistemas que monitoram equipamentos em tempo real, indicando o momento certo de realizar manutenção.

Na manutenção 4.0, o principal objetivo passa a ser a antecipação de possíveis problemas e uso de ferramentas para evitar paradas desnecessárias. Com um software de gestão os custos são reduzidos, porque as manutenções são menos recorrentes e mais assertivas.

A integração de novas tecnologias não apenas otimizará os modelos de negócios e de operações, mas também fornecerá as ferramentas para se colocar à frente dos concorrentes.

Rapidinhas do Target Bank

Como implementar a manutenção 4.0?

Não são todas as empresas que conseguem substituir os maquinários atuais por versões mais modernas ou robotizar toda a linha de produção com facilidade.

O primeiro passo é começar a implementar sensores e computação para envio de informações em tempo real, para coletar dados suficientes de desempenho e de falhas. Dessa forma, é possível analisar quais sistemas são necessários e que equipamentos podem ser incluídos na sua empresa.

É possível aprimorar a roteirização da frota?

Sim! Planejar as melhores rotas para a entrega dos produtos aos clientes é muito importante e softwares inteligentes consideram diversos fatores na hora de definir uma rota eficiente, como: distância, tempo, custo, demanda e restrições

As entregas são otimizadas e chegam para o cliente em perfeito estado, antes do tempo e com um maior índice de fidelização.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Blog do Trecho para continuar informado!

No nosso YouTube você também encontra dicas para reduzir custos logísticos.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

SAC Rede Credenciada
Target TMPay

(21) 3995-3495
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter