Acesse aqui: Plataforma Logística | Internet Banking | Acesso ao Target TMPay

Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Mudanças na legislação de Vale-Pedágio Obrigatório

Nova resolução n.º 6.024/23 - Mudanças no Vale-Pedágio Obrigatório

Nova resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabelece mudanças nas normas do Vale-Pedágio Obrigatório. 

A lei do Vale-Pedágio Obrigatório surgiu para atender um pedido dos caminhoneiros autônomos, que não queriam mais ter a obrigação de pagar os pedágios ou serem descontados por esse pagamento. O valor do pedágio não pode ser incluído no preço do frete que os autônomos recebem, sendo um benefício significativo para esses profissionais.

O contratante do frete precisa antecipar o Vale-Pedágio Obrigatório ao transportador, independentemente do valor do frete, por meio de uma FVPO habilitada pela ANTT, no valor necessário entre a origem e o destino da viagem, considerando todas as praças de pedágio existentes na rota contratada e as tarifas correspondentes à categoria de cada veículo.

A Resolução nº 6.024 foi publicada em 04 de agosto de 2023, revogando a resolução nº 2885/08 da ANTT. Trazendo atualizações para o VPO, incluindo mudanças relativas ao Documento de Transporte Eletrônico (DT-e) e ao Free Flow, além de melhorar os meios de pagamento do VPO com a ajuda da tecnologia no dia a dia.

Entenda as principais mudanças no Vale-Pedágio Obrigatório

1- Os dados do Vale-Pedágio Obrigatório vão precisar ser registrados no DT-e. Porém, como o DT-e ainda não está em operação, esses dados devem ser registrados no MDF-e ou no CT-e, se não houver a obrigatoriedade de emissão do MDF-e.

2- A fornecedora de Vale-Pedágio Obrigatório (FVPO) deve reembolsar os valores pagos, mas não utilizados na operação de transporte, antes as praças ficavam com o valor e não ressarciam.

3- Em caso de mudança de rota, a diferença do valor deve ser ajustada entre as partes após o termino da viagem.

4- Em todo o território nacional, os veículos de transporte de cargas que circularem vazios ficarão isentos da cobrança de pedágio sobre os eixos que mantiverem suspensos.

5- Na utilização do sistema Free Flow, a antecipação do VPO deve ser feita no valor máximo, considerando a rota e as tarifas correspondentes à categoria do veículo.

6- Proibição do pagamento do Vale-Pedágio em dinheiro. É necessário utilizar uma conta segura e prática, como a Target Conta Digital.

As novas regras relativas ao Vale-Pedágio entram em vigor em setembro de 2023, com o objetivo de formalizar a utilização do Vale-Pedágio e facilitar a vida do motorista e de quem contrata o frete. Por isso, é importante estar atento para evitar penalidades. 

O não cumprimento ou a falta de aquisição e disponibilização do Vale-Pedágio Obrigatório ao transportador, implicará em multa de até R$ 3.000,00 por veículo e por viagem.

Além disso, o Superior Tribunal de Justiça decidiu pelo recebimento do frete em dobro como multa a empresas que não pagaram o pedágio aos motoristas.

Rapidinhas do Target Bank

O que significa DT-e?

Documento Eletrônico de Transporte, que tem o objetivo de unificar os documentos e as informações de obrigações administrativas exigidas em operações de transporte de carga, sobre cadastros, registros, licenças e outras informações de identificação. 

Falamos mais sobre o assunto no Blog do Trecho.

Como funciona o modelo de pedágio Free Flow?

É um sistema de pagamento automático de pedágio que não utiliza as praças de pedágio com cancelas localizadas em determinados trechos das rodovias.

Dessa forma, dispensa a necessidade de redução de velocidade e a parada para pagamento da tarifa. A estrutura é composta por um pórtico equipado com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos por tag de cobrança ou pela placa.

Os sensores presentes na estrutura do pórtico são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos.

No nosso YouTube você encontra mais conteúdos sobre o assunto, acesse e inscreva-se!

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Construa sua política de gestão de multas
Target Log
Target Bank

Construa sua política de gestão de multas

Toda empresa de transporte de carga tem problemas que podem ser evitados com a gestão de multas. E você não pode deixar de monitorar esses gastos pra não acabar perdendo o acompanhamento do quanto sua empresa gasta com multas, certo?

Leia mais
Entenda a diferença da logística inbound e outbound
Target Log
Target Bank

Entenda a diferença da logística inbound e outbound

A logística inbound e outbound lidam com processos diferentes, mas são práticas complementares que estão conectadas e para ter resultados é preciso que haja integração entre todos os processos relacionados ao setor logístico da empresa.

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC Contratante

(21) 3500-5111

SAC Rede Credenciada
Target TMPay

(21) 3995-3495
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, 22775-039
  • Canal de Ética
  • Código de Ética
  • Política de Privacidade
  • CIOT Gratuito
  • Rendimento CIOT

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter