Não realizamos mudanças e não solicitamos códigos por telefone. Ainda com Dúvidas? Acesse nossas dicas de segurança.

Novidades no TRC: O que está mudando?

Acompanhe as novidades no TRC.

O que você vai encontrar neste post:

As novidades no TRC (Transporte Rodoviário de Cargas) são importante para qualquer país, e sempre que a estrutura do transporte de cargas evolui, características e hábitos sociais precisam se transformar. Cada nova tecnologia revoluciona a maneira como produtos são comercializados e entregues.

O transporte mudou no Brasil, nos últimos anos passou por atualizações, novas leis e contou com a evolução da tecnologia, todos esses fatores impactam diretamente nos fretes realizados diariamente pelas estradas do país.

E você, que é gestor de frota, caminhoneiro ou dono de algum estabelecimento de estrada, precisa estar por dentro para manter seu negócio atualizado, dentro da lei, gerando retorno financeiro e crescimento.

Continue neste artigo para se informar sobre o que mudou no TRC!

Novidades no TRC que influenciam no pedágio 

1- Free Flow 

Desde janeiro, a nova modalidade de cobrança de pedágio começou a ser implementada, o Free Flow. 

O pedágio livre, como também é conhecido, funciona de forma automática e trouxe algumas mudanças para as rodovias. Consiste na substituição das praças de pedágio por um pórtico tecnológico que capta as informações do automóvel, identificando os caracteres da placa.

O motorista precisa entrar no site ou aplicativo da concessionária e realizar o pagamento, se não for pago após 15 dias da sua emissão, é considerado infração grave, levando a multa e ainda terá cinco pontos descontados na CNH. 

2- Contagem de eixos suspensos

Outra mudança que interfere no pagamento de pedágio é a cobrança de eixos suspensos. A tecnologia de fiscalização permite a cobrança de todos os eixos, suspensos ou não, dos veículos comerciais que circularem carregados por rodovias da região de São Paulo.

Em julho de 2023, a concessionária Eco Rio Minas iniciou o sistema de cobrar a tarifa pela totalidade dos eixos, suspensos ou não, de todos os veículos comerciais com carga que passam pelas praças de pedágio no trecho concedido.

A verificação também é feita pela placa do veículo, por meio do uso das câmeras localizadas nas praças de pedágio. O sistema, integrado à plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, identifica se há um Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) aberto. Se houver um MDF-e, a cobrança é aplicada com base no número total de eixos do veículo, independentemente de estarem tocando o solo ou não, mesmo se houver eixos suspensos.

3- Atualizações do Vale-Pedágio Obrigatório

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu mudanças nas normas do Vale-Pedágio Obrigatório, a Resolução nº 6.024 foi publicada em 04 de agosto de 2023.

O contratante do frete precisa antecipar o Vale-Pedágio Obrigatório ao transportador, independentemente do valor do frete, por meio de uma FVPO habilitada pela ANTT, no valor necessário entre a origem e o destino da viagem, considerando todas as praças de pedágio existentes na rota contratada e as tarifas correspondentes à categoria de cada veículo.

As novas regras relativas ao Vale-Pedágio entraram em vigor em setembro de 2023, com o objetivo de formalizar a utilização do Vale-Pedágio e facilitar a vida do motorista e de quem contrata o frete. Por isso, é importante estar atento para evitar penalidades. Você pode conferir todas as mudanças clicando aqui.

Fique por dentro das obrigatoriedades por lei e evite multas

Renovação do Registro Nacional de Transportes

O RNTRC é obrigatório desde 2009, o registro serve para regular a atividade de transporte no Brasil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou o calendário para a Revalidação Ordinária do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), previsto na Resolução ANTT n.º 5.982/2022, para atualização dos dados cadastrais dos transportadores de cargas.

Os transportadores que não fizerem a revalidação ordinária até a data prevista terão seus registros suspensos e não estarão aptos a realizar o transporte remunerado de cargas. Confira o cronograma abaixo.

Calendário de revalidação ordinária:

  • Cooperativa de Transporte de Carga (CTC) – De 27/03/2023 até 21/01/2024
  • Empresa de Transporte de Carga (ETC) – De 02/05/2023 até 26/02/2024
  • Transportador Autônomo de Carga (TAC) – De 27/05/2023 até 22/03/2024

Para saber se o transportador deve realizar a Revalidação Ordinária no sistema RNTRC, basta fazer a consulta do transportador no site Consulta Pública e verificar.

Exame toxicológico obrigatório

O exame voltou a ser exigidos em outubro de 2023, e os condutores da categoria C, D ou E que forem flagrados dirigindo sem realizar o exame toxicológico, com a CNH suspensa por resultado positivo ou que não realizarem exames toxicológicos a cada dois anos e meio, serão punidos com infração gravíssima e multa.

A Secretaria Nacional de Trânsito vai enviar notificação eletrônica aos condutores comunicando o vencimento do prazo para a realização do exame com 30 dias de antecedência da validade para a renovação. Se a regularização não for identificada até o prazo, o motorista será automaticamente penalizado com 7 pontos na carteira e multa de R$ 1.467,35. 

Agora é responsabilidade dos DETRANs de cada estado e do Distrito Federal a aplicação da multa de forma automática, em caso de reincidência no período de até 12 meses, a multa é de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por três meses.

Para saber mais sobre o assunto e como os exames são feitos, acesse o Blog do Trecho.

Contratação obrigatória de seguro de carga por transportadores

A Lei do Transporte Rodoviário de Cargas, N° 14.599, tornou obrigatório o RC-DC, o seguro de roubo e desaparecimento de carga, que é uma responsabilidade do transportador rodoviário. 

Além disso, tirou o poder de decisão dos embarcadores de cargas e passou para os transportadores, tornando obrigatória a contratação do seguro para o transportador. 

De acordo com a nova lei, são de contratação obrigatória dos prestadores do serviço de transporte rodoviário de cargas, os seguros de:

  • Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), para cobertura de perdas ou danos causados à carga transportada em consequência de acidentes com o veículo transportador, decorrentes de colisão, de abalroamento, de tombamento, de capotamento, de incêndio ou de explosão;
  • Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RC-DC), para cobertura de roubo, de furto simples ou qualificado, de apropriação indébita, de estelionato e de extorsão simples ou mediante sequestro sobrevindos à carga durante o transporte; e
  • Responsabilidade Civil de Veículo (RC-V), para cobertura de danos corporais e materiais causados a terceiros pelo veículo automotor utilizado no transporte rodoviário de cargas.

Sendo assim, o caminhoneiro autônomo vai precisar contratar três seguros de responsabilidade civil obrigatórios: seguros para as coberturas de danos e perdas por acidentes (RCTR-C); roubo, furto simples ou qualificado (RC-DC); e danos causados a terceiros (RC-V).

De acordo com determinação da ANTT, todo o transportador rodoviário remunerado de carga precisa estar cadastrado no RNTRC. Só com o cadastro em mãos é que você poderá contratar os seguros obrigatórios.

Meios de pagamento atualizados

As formas de pagamento também evoluíram e as transações digitais estão cada dia mais presentes na rotina de quem vive nas estradas, dos gestores de frota e de quem recebe pagamentos em estabelecimentos de estrada.

O QR Code virou um dos meios mais utilizados, com ele o usuário tem controle sobre as operações e valores sem precisar passar informações pessoais ou bancárias. 

Por exemplo, através da Target Conta Digital, você consegue fazer leitura de QR Codes para abastecer, pagar contas e realizar pagamentos por pix.

O Target TMPay, é o meio de pagamento de combustível que é pago através de QR Code nos postos de combustíveis, facilitando a vida dos motoristas. E ao oferecer o QR Code como opção, o negócio pode se tornar mais atrativo para o público, pela praticidade e segurança.

O Transporte de Cargas não para e vai continuar em constante evolução, continue acompanhando o Blog do Trecho para se informar de todas as atualizações.

No nosso YouTube você também encontra assuntos relacionados ao setor, para motoristas, gestores e estabelecimentos.

Inscreva-se para acompanhar nossas novidades!

Quem leu esse artigo também gostou de:

Seguro de carga é obrigatório?
Target Log
Target Bank

Seguro de carga é obrigatório?

Este post é pra você que tem dúvidas sobre contratação de seguro de carga! Quais são obrigatórios? De quem é a responsabilidade de contratação? Dentre outras dúvidas.

Leia mais
O piso mínimo de frete é uma taxa mínima que deve ser cobrada por entregas, de forma a cobrir os principais custos dos transportadores.
Target Truck
Target Bank

Piso mínimo de frete no Brasil

O piso mínimo de frete é uma taxa mínima que deve ser cobrada por entregas, de forma a cobrir os principais custos dos transportadores. 

Leia mais
A tecnologia do Free Flow, recentemente autorizada em território nacional, está revolucionando o transporte rodoviário de cargas e frotas no Brasil. O Free Flow já é utilizado em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, China, Chile e agora Brasil.
Target Log
Target Bank

Free Flow está presente em várias rodovias do Brasil

A tecnologia do Free Flow, recentemente autorizada em território nacional, está revolucionando o transporte rodoviário de cargas e frotas no Brasil. O Free Flow já é utilizado em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, China, Chile e agora Brasil.

Leia mais

SAC Caminhoneiros

(21) 3030-9100
Capitais

0800-282-22-12
Demais localidades

SAC

Contratantes
Transportadoras
Rede Credenciada

(21) 3500-5111

Quer receber mais conteúdos que vão te deixar informado sobre o Transporte de Cargas?

Inscreva-se na nossa Newsletter